Resumo semanal – (15/11 – 19/11)
Resumo semanal - (15/11 - 19/11)
Se liga no que rolou em mais uma semana de quedas por aqui!
Ibovespa
- A alegria durou pouco, galera. Mais uma semaninha marcando quedas fortes na bolsa, e inclusive chegando ao nível mais baixo no ano. Ficamos então nos 103.035 pontos, acumulando uma queda de -3,1% na semana.
- O índice daqui foi afetado pela situação fiscal doméstica, após a apresentação de uma versão alternativa da PEC dos Precatórios por um grupo de senadores, indicando que dificilmente o texto base aprovado pela Câmara passará sem alteração pelo Senado, o que pode alongar ainda mais o processo de tramitação, prolongando as incertezas fiscais no país.
Destaques da semana
Bolsas mundiais
Retornos de preço em dólar
Economia
- A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia revisou pra baixo suas projeções oficiais de inflação e crescimento do PIB em 2021 e 2022, embora elas tenham permanecido melhores do que as expectativas de mercado. Agora, a SPE estima inflação (IPCA) de 9,7% este ano (antes: 7,9%) e 4,7% no ano que vem (antes: 3,75%). Por sua vez, a estimativa para o crescimento do PIB em 2021 declinou de 5,3% para 5,1%, enquanto a projeção para o PIB de 2022 recuou de 2,5% para 2,1%.
- Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) referente ao mês de setembro, que registrou recuo mensal de 0,27%, ligeiramente melhor que as expectativas.
- Dólar fechou a semana com alta de 2,82% em relação ao Real, em R$ 5,61.
Política
- Após aprovação da PEC dos Precatórios na Câmara dos Deputados, o projeto agora tramita no Senado. O governo tem enfrentado dificuldades pra conseguir número mínimo de votos, gerando incertezas. Fernando Bezerra, líder do Planalto, reconhece a necessidade de alterações no texto para tentar votá-lo na Comissão de Constituição e Justiça na semana que vem e até o dia 30 de novembro em plenário.
- Pra conseguir cumprir com o prazo, há uma proposta para que alterações sugeridas pelos senadores tramitem como uma PEC paralela, permitindo a promulgação do texto nos moldes aprovados pela Câmara.
Internacional
- Nos EUA, os dados divulgados ao longo da semana sinalizam que a recuperação da atividade econômica e do mercado de trabalho no país continua em andamento, mas que a escassez de matérias primas e mão de obra segue como principal desafio.
- Na Europa, coronavírus volta a assustar com alta de casos na Áustria e Alemanha. E também seguem as preocupações com os preços em elevação, puxados por gargalos nas cadeias de suprimentos e fortes pressões nos custos de energia e insumos.
- Na China, a produção industrial apresentou crescimento interanual de 3,5% em outubro, enquanto as vendas no varejo tiveram expansão interanual de 4,9% no período, acelerando em relação ao ritmo de alta visto em setembro e acima do consenso de mercado.
Expectativas para a próxima semana
Brasil
- Prévia da inflação de novembro (IPCA-15).
- Publicação do Relatório Mensal da Dívida Pública.
- Dados da arrecadação federal.
- CAGED de outubro.
Mundo
- Ata da última reunião do FOMC.
- Deflator PCE referente a outubro.
- Divulgação do PIB dos EUA e da Alemanha.
- Índices de gerentes de compras (PMIs) nos países desenvolvidos.
- Decisão de juros na China.
Fontes
https://conteudos.xpi.com.br/economia/economia-em-destaque-tramitacao-da-pec-dos-precatorios-no-senado-e-fonte-de-incertezas-no-brasil/
https://conteudos.xpi.com.br/acoes/relatorios/resumo-da-semana-ibovespa-fecha-em-queda-de-31-2/
https://www.infomoney.com.br/ferramentas/altas-e-baixas/