Análise técnica – Tendências
Análise Técnica - Tendências
Análise técnica é um método utilizado pelos traders para reconhecer tendências de mercado nos preços dos ativos, neste artigo são abordados os tipos de tendências que podem aparecer nos gráficos e como identificá-las!
Tendências
Ao analisar os gráficos, é possível identificar tendências do mercado, ou seja, para qual direção os preços estão indo, as 3 tendências possíveis são:
Tendência de alta
A tendência de alta acontece quando há muitas pessoas comprando o ativo, por isso os preços ficam cada vez mais altos em uma tendência de alta.
Tendência de baixa
A tendência de baixa acontece quando há muitas pessoas vendendo o ativo, por isso os preços ficam cada vez mais baixos, devido à grande oferta.
Tendência Lateral
A tendência lateral é observada quando existe um equilíbrio de compradores e vendedores no mercado, quando isto acontece, vemos o gráfico realmente na lateral, ou seja, não sobre e nem desce.
Como identificar uma tendência?
Agora que você já sabe o que são as tendências na análise técnica, é preciso saber como identificá-las para tomar a decisão de compra ou venda de um ativo.
- O primeiro passo para identificar uma tendência é observar os topos e fundos no gráfico e ficar atento para o comportamento deles;
- Depois de observar os topos e fundos, o trader precisa traçar as linhas de tendência, ligando topo com topo e fundo com fundo, que pode ser uma linha de tendência de alta (LTA) ou uma linha de tendência de baixa (LTB), ou mesmo uma linha horizontal, na tendência lateral;
- É recomendável utilizar a média móvel, uma ferramenta disponível nas plataformas de análise, é uma linha que representa a média dos últimos do preço e pode ajudar a sinalizar a tendência.
Mas, o trader precisa saber analisar estes fatores para determinar a tendência, se os topos e fundos forem ascendentes, é uma TENDÊNCIA DE ALTA, se forem descendentes, é um TENDÊNCIA DE BAIXA e se não subirem ou descerem, é uma TENDÊNCIA LATERAL;
Exemplo
Suportes e Resistências
Os suportes e resistências são regiões muito importantes na análise gráfica e devem ser levados em consideração para a tomada de decisão.
Suportes
Os suportes são regiões do gráfico onde se observa que existe uma dificuldade para os preços caírem, isso acontece porque há muitos investidores interessados em comprar, fazendo com que o preço suba novamente após ter caído até o nível do suporte.
Resistências
As resistências funcionam de forma oposta aos suportes, ou seja, são regiões do gráfico onde existe uma dificuldade para os preços subirem, nesta região há muitos investidores interessados em vender o ativo, fazendo com que o preço caia novamente após subir até o nível da resistência.
Observe nesta imagem, que o preço cai até chegar no nível do suporte e depois sobe até chegar ao nível da resistência, depois cai novamente, e repete este comportamento até que se quebre esta tendência.
No caso da imagem, era uma tendência lateral, mas o mesmo acontece para tendências de alta e de baixa, com a diferença que as linhas do suporte e da resistência serão inclinadas.
Após rompido o suporte ou a resistência, esses níveis passam a exercer funções opostas, isso significa que a região que era uma resistência agora será uma região de suporte.
No caso da imagem, a resistência foi rompida e após um tempo se tornou o suporte da próxima análise. Isto acontece a todo momento no mercado, não existe uma situação ou tendência permanente na análise gráfica, por isso é preciso estar atento a tudo o que está acontecendo.
Conclusão
A Análise Técnica é uma ferramenta poderosa capaz de trazer lucro ao trader em curtos espaços de tempo.
Porém, é preciso estudar bastante a técnica e realizar um bom gerenciamento de risco para aumentar os ganhos e diminuir as perdas.
Além disso, existem diversas estratégias diferentes baseadas nos conteúdos iniciais apresentados neste artigo, o trader profissional testa as estratégias que trazem mais resultado para ele e aplica com cuidado.
Fontes
https://riconnect.rico.com.vc/blog/analise-tecnica
www.clubedospoupadores.com