As 5 forças de Porter

As 5 forças de Porter

Ao analisar uma empresa, é preciso saber o posicionamento dela no mercado, seu nicho, seus concorrentes, seus produtos, a influência que a empresa possui no ramo e outras análises que não se baseiam nos números de fato. Essas 5 forças de Porter são pontos interessantes de se analisar ao entorno do negócio.

Quais são essas 5 forças?

1 – Ameaça de produtos substitutos;

2 – Ameaça de entrada de novos concorrentes;

3 – Poder de negociação dos clientes;

4 – Poder de negociação dos fornecedores e

5 – Rivalidade entre os concorrentes.

1 - Ameaça de produtos substitutos.

Produtos substitutos são aqueles que, em termos de funcionalidade, funcionam de forma semelhante ao seu produto. Um produto com muitos substitutos terá uma parte menor do mercado.

Ex: carne de boi e carne de frango.

2 - Ameaça de entrada de novos concorrentes.

Analisar se há barreiras de entrada nesse mercado, como um alto capital inicial ou uma necessidade de informação. Deve analisar a diferença dessa empresa com outras empresas novas e modernas.

Ex: hamburgueres tradicionais e novos vegetarianos

3 - Poder de negociação dos clientes.

Trata-se da capacidade dos clientes pressionarem a empresa e conseguirem melhores negociações.

Ex: uma empresa com poucos clientes depende muito deles, tornando-os mais “fortes”.

4 – Poder de negociação dos fornecedores.

Semelhante ao poder de negociação dos clientes, esse poder trata-se da capacidade dos fornecedores pressionarem a empresa e conseguirem melhores negociações.

Ex: uma empresa que depende de um monopolista de algum produto, tornando-o caro.

5 - Rivalidade entre os concorrentes.

O último poder fala da concorrência, uma alta quantidade de concorrentes traz uma competição de preços, trazendo lucros menores, altos investimentos em captação de clientes, entre outras formas de competir no mercado.

Ex: um mercado com muitos bancos, seria necessário ganhar com as menores taxas ou cortando custos, o que diminui os lucros da empresa.