CDI (Certificado de Depósito Interbancário)
CDI
(Certificado de Depósito Interbancário)
O CDI é uma taxa que determina o rendimento de diversos investimentos e representa o quanto os bancos estão ganhando de juros por empréstimos a outros bancos, entenda agora o CDI!
O que é o CDI?
A sigla CDI significa Certificado de Depósito Interbancário e representa o empréstimo de dinheiro entre os bancos, calma, vamos explicar!
Por uma regra do Banco Central, todos os bancos precisam fechar o dia com o caixa positivo, ou seja, é necessário que entre mais dinheiro do que saiu, até o final de cada dia.
Porém, às vezes isso não acontece, por causa do próprio dia a dia dos bancos, em um dia as pessoas podem sacar mais do realizar depósitos.
Para resolver este problema, os bancos que ficariam no negativo pegam dinheiro emprestado de outros bancos para fechar o dia no positivo, e pagam juros para isso.
Os juros destes empréstimos interbancários são definidos pela taxa CDI.
Como funciona?
A taxa CDI é calculada diariamente pela B3 utilizando as operações realizadas durante o dia.
A partir da taxa diária é calculada a média mensal e anual da taxa.
O CDI é muito popular porque é um parâmetro de comparação para os rendimentos de diversos investimentos diferentes, que são oferecidos aos investidores pelas instituições financeiras.
Portanto, quando um banco faz propaganda de um produto financeiro que rende 100% do CDI, isso significa que o produto irá render exatamente como o CDI rendeu no período em que o dinheiro ficou aplicado.
Relação entre CDI e taxa Selic
A taxa Selic também é uma taxa muito utilizada como parâmetro para comparação de rendimentos, é a famosa taxa básica de juros definida a cada 45 dias pelo COPOM, o Comitê de Política Monetária do Banco Central.
A taxa Selic e a taxa CDI sempre têm valores parecidos, porém, a Selic representa o dinheiro emprestado de pessoas físicas e empresas ao governo e a taxa CDI representa o dinheiro emprestado entre bancos.
A taxa Selic e o CDI andam sempre juntos para que não ocorra um desequilíbrio entre estes empréstimos.
Se a Selic estiver muito alta, os bancos irão preferir emprestar dinheiro ao governo e não a outros bancos. Já se o CDI estiver muito alto, os produtos bancários que utilizam esta taxa como benchmark terão juros altos também, o que é ruim para os bancos.
Investimentos que usam a taxa DI
Como foi dito anteriormente, vários bancos utilizam a taxa CDI para atrelar aos seus produtos financeiros, listamos aqui alguns investimentos que normalmente são baseados nesta taxa:
- CDB (Certificado de Depósito Bancário)
- LCI (Letra de Crédito Imobiliário)
- LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)
- LC (Letra de Câmbio)
Conclusão
O CDI é uma taxa que representa o empréstimo entre bancos e é muito utilizada como parâmetro de rendimentos para vários investimentos diferentes.
É indispensável compreender o que é e como funciona o CDI para entender a rentabilidade dos produtos financeiros disponíveis no mercado e saber qual investimento é a melhor escolha.