Eduardo Luiz Saverin

Eduardo Luiz Saverin

Eduardo Saverin é um investidor-anjo e empreendedor brasileiro. É um dos cinco fundadores da rede social Facebook, conheça agora a história deste empresário de sucesso!

História

Eduardo Saverin nasceu no dia 19 de março de 1982 na cidade de São Paulo, é de origem judaica, seu pai, Roberto Saverin é empresário e sua mãe, Paula Saverin é psicóloga.

A família nunca passou dificuldades, principalmente pela história de seu avô, Eugênio Saverin, fundador da marca de roupas infantis TipTop, que vendeu a empresa na década de 80, garantindo boas condições para a família.

Aos 11 anos de idade, Eduardo e sua família se mudaram para Miami e lá, Roberto fundou uma empresa de exportação de medicamentos.

Desde cedo foi possível perceber o excelente desempenho de Eduardo na escola, assim, quando se tornou mais velho, conseguiu uma bolsa para estudar economia na Universidade de Harvard.

E foi durante os eventos da fraternidade que Eduardo participava que ele conheceu Mark Zuckerberg e no início de 2004, Mark lhe apresentou as ideias do Facebook, convencendo Eduardo a ser o primeiro sócio da empresa.

É estimado que o brasileiro tenha investido cerca de US$ 15.000,00 por 30% do negócio e ele seria o responsável pelo financeiro da empresa.

Mais tarde, Dustin MoskovitzChris Hughes e Andrew McCollum também entraram como sócios.

Além da parte financeira da empresa, Eduardo também era o responsável por trazer anunciantes para dentro do Facebook, porém, ele é acusado de não conseguir nenhum anunciante para a plataforma e ainda de permitir anúncios gratuitos para outros negócios em que estava envolvido.

Nesse momento, Mark Zuckerberg decidiu largar a faculdade, enquanto Eduardo continuou estudando até se formar em 2006, após a formatura, passou a trabalhar em Nova York, se dedicando pouco ao Facebook.

Porém, o conflito se tornou mais agressivo quando Mark Zuckerberg contratou Sean Parker para ser o novo CEO do Facebook e para atrair patrocinadores e investidores para a rede social, além de receber ações da companhia como parte do acordo.

Com o imenso crescimento do Facebook, Mark decidiu criar outra empresa para absorver as operações do negócio, que teria uma nova distribuição societária, o que significava diluir a participação de Eduardo e tirar o seu nome da lista de fundadores do Facebook.

Porém, segundo Eduardo, o documento que Mark pediu para ele assinar não deixava claro o que Eduardo estava aceitando perder, o que foi motivo de muita revolta.

Para tentar resolver o problema, Eduardo abriu um processo contra a empresa, que foi resolvido com um acordo extrajudicial e confidencial e que resultou em uma participação de cerca de 2% das ações do Facebook e seu nome voltou a constar na lista de fundadores.

Desde 2010, Eduardo vive com sua esposa em Singapura, país onde está a sua cidadania e atua como investidor-anjo para startups.

Frase

“O empreendedorismo é uma questão de paixão. Não é um trabalho, torna-se a sua vida.”

Fontes

Vídeo do Canal Passo a Passo Empreendedor