Eike Fuhrken Batista da Silva
Eike Fuhrken Batista da Silva
Eike Batista é um empresário brasileiro, que fez fortuna com a exploração de mineração, petróleo, carvão mineral, além de participar da indústria de energia, naval e logística, tem uma trajetória com várias polêmicas, conheça agora a sua história!
História
O Ínicio
Eike Batista nasceu no dia 3 de novembro de 1956 na cidade de Governador Valadares em Minas Gerais, é filho de Eliezer Batista, um ex-presidente da empresa Vale do rio doce.
Aos 21 anos, Eike largou a faculdade e viajou para a Amazônia em busca de realizar negócios relacionados ao ouro e assim, criou a sua primeira empresa, a Autran Aureum, que negociava ouro.
No início das operações, Eike utilizou dinheiro emprestado, e em uma das cargas vindas da Amazônia ele foi roubado e se viu como uma dívida de R$ 500 mil, sem dinheiro para pagar.
Porém, ele utilizava um apartamento do pai na Alemanha para fazer faculdade, então ele foi até a Alemanha, hipotecou o apartamento e usou o dinheiro para quitar a dívida e continuar empreendendo, tudo isso sem o seu pai saber.
Através da negociação de ouro e de toda a atividade relacionada à mineração que Eike controlava, estima-se que com 22 anos ele já possuía um patrimônio de 6 milhões de dólares.
Aos 29 anos, Eike atingiu a marca de 200 milhões de dólares, tudo isso com o negócio de mineração e a compra e venda de minas em diversos pontos do Brasil.
Nesse momento, Eike apostou em uma empresa canadense chamada TVX, com o potencial de valer bilhões de dólares canadenses no futuro, e os investidores canadenses deram muito suporte para ele.
Porém, Eike comprou uma mina na Grécia e decidiu colocá-la em operação em vez de simplesmente negociá-la e teve muitos problemas com autorizações ambientais para essa mina e a operação deu muito errado.
Com isso, as ações da TVX despencaram e Eike manchou o seu nome no Canadá.
Mesmo com este episódio, Eike criou diversas empresas de vários setores diferentes como a fabricação de Jipes (a JPX), uma empresa para concorrer com os correios (a EBX) e uma empresa de cosméticos (a Clarity).
Ascensão
Mas a história tomou um rumo diferente, quando Eike criou a MPX, uma empresa de energia, além disso criou também a MMX, uma empresa que comprou diversas minas ao redor do Brasil.
Visando entrar no setor de logística, Eike criou a LLX, uma empresa que cuidava de estradas, portos e toda a questão de transporte das suas mercadorias. A criação de várias empresas fazia parte da visão de Eike Batista e sua vontade de ter o controle de todos os processos que as suas empresas demandavam.
Mesmo com todos os seus empreendimentos em diversos setores, ainda não era suficiente para Eike, ele queria participar da exploração do pré-sal e, para isso, criou a OGX em 2007.
Foi nesse momento em que Eike contratou pessoal especializado para auxiliar na escolha das compras dos direitos de exploração no leilão realizado pela Petrobrás, porém esse empreendimento não teve muito sucesso.
Nessa época, os outros negócios de Eike iam bem e ele se tornou um dos homens mais ricos do mundo, quando uma parte da MMX, a sua empresa de mineração, foi vendida para a Anglo American por 5,5 bilhões de dólares, sendo que Eike Batista ficou com cerca de 3 bilhões de dólares.
Essa venda causou grande impacto no status social de Eike, e em 2012, ele chegou a ser classificado como a 7ª pessoa mais rica do mundo.
Nesse momento ele decidiu criar uma empresa para dar suporte para a OGX, ela ajudaria com a criação de plataformas de extração de petróleo, assim nasceu a OSX.
Apesar do início muito bom da empresa, alguns investidores começaram a desconfiar de Eike, isso porque ele tinha criado uma empresa para a criação de plataformas de petróleo, algo que nem a Petrobrás tinha, por isso, algumas pessoas começaram a duvidar se aquilo tudo era realmente verdade.
Com as ações de todas as suas empresas subindo na Bolsa de Valores, Eike decidiu abrir outra empresa, a CCX, uma empresa de exploração de carvão. Assim, ele havia criado um verdadeiro império, com diversas empresas de capital aberto.
Declínio
O tempo foi passando e os resultados da exploração de petróleo não eram satisfatórios, a produção de barris foi caindo rapidamente, nesse momento eles perceberam que os outros blocos de extração de petróleo não eram viáveis.
Em 2013, a situação começou a piorar, Eike mantinha o seu discurso de vendedor sempre com a intenção de captar mais recursos, porém as pessoas estavam percebendo que havia uma espécie de bolha no negócio e as ações começaram a cair.
Nessa época, realizaram estudos dos bens do império de Eike para tentar renegociar as dívidas das empresas e foi assim que o castelo de cartas veio a cair.
Mais tarde, Eike Batista se envolveu em alguns escândalos de corrupção e inclusive ficou preso durante um tempo.
Apesar de todos o seu discurso de vendedor, os números exagerados e os escândalos de corrupção, é fato inquestionável que Eike Batista possui uma capacidade empreendedora extremamente forte.
Frase
“Se você duvida de você mesmo, não vai encantar sua equipe nem o mercado. Isso não é necessariamente vaidade. É, antes de tudo, confiança.”
Fontes
Vídeo do canal Investidor sem grife