Eloi D’Ávila de Oliveira

Eloi D’Ávila de Oliveira

Eloi D’Avila é um megaempresário brasileiro e o fundador da Flytour, empresa líder em emissões de bilhetes aéreos na América Latina e a maior agência de business travel do Brasil.

EloiDavilla

História

Eloi D1ávila de Oliveira nasceu na cidade de Rio Negro no Rio Grande do Sul, foi o penúltimo filho de 15 crianças, sua mão faleceu quando o último filho nasceu.

Após a morte da mãe, o seu pai decidiu que não iria criar as crianças e as distribuiu entre amigos e familiares, então Eloi foi morar com a sua irmã mais velha, que com 14 anos estava casada.

Porém o seu cunhado tinha problemas com alcoolismo e batia em Eloi.

Quando tinha 8 anos ele decidiu fugir de casa e, com a ajuda de caronas chegou até São Paulo e começou a trabalhar por lá, porém pouco tempo depois o Juizado de menores o encontrou e o mandaram de volta para seu Estado, onde o seu pai foi busca-lo na delegacia de menores.

Porém, dessa vez, com a ajuda de alguns funcionários de uma concessionária, Eloi guardou dinheiro e comprou uma passagem para São Paulo e voltou a trabalhar em serviços simples.

Aos 12 anos de idade, começou a sentir dificuldades para ganhar esmolas na rua, as pessoas não davam mais tanto dinheiro pois não era uma criança pedindo e decidiu se mudar para o Rio de Janeiro.

Perto do hotel Copacabana Palace, Eloi conheceu um funcionário de uma companhia de viagens chamado Paulo Tavares. Paulo levou Eloi para a empresa que trabalhava a Stella Barros turismo e conheceu a fundadora “vovó Stella” e foi contratado como office boy da empresa.

A vovó Stella foi muito importante na vida de Eloi, ela o levou para arrumar os seus dentes, e o deixou dormir em seu sofá, além disso ela o ensinou a falar o português da maneira correta e a vender os produtos da empresa.

Mais tarde, com 17 anos, voltou a São Paulo para encontrar alguns familiares e alistou para o serviço militar, porém ficou pouco tempo pois descobriu uma doença que não o permitiu continuar.

Eloi conseguiu um emprego na Bradesco turismo e ao mesmo tempo nas linhas aéreas paraguaia, onde se destacou como ótimo vendedor.

Ele era tão bom em vendas que vendia mais do que a empresa aguentava, e foi demitido 4 vezes.

Em 1974 decidiu criar o seu próprio negócio de turismo e criou a Edo, uma empresa hoteleira e conseguiu uma parceria com a LAP e continuou vendendo bilhetes aéreos.

 

Em 1979 Eloi cria a Flytour, uma agência de turismo, através da agência, passou a atuar como representante das companhias aéreas e intermediava a venda de bilhetes entre as companhias e agências de turismo em várias cidades.

Em 1986 por sua enorme capacidade de vendas, a flytour se tornou líder nacional.

Porém, durante o governo do Collor, a empresa passou grandes dificuldades e quase faliu, e Eloi vendeu vários bens pessoais para salvar a empresa.

Mais tarde, Eloi introduziu o modelo de franquias, no qual pôde replicar o seu modelo de negócio e cresceu bastante por todo o Brasil.

Em 1996 já atuando também no B2C, a flytour se tornou a maior emissora de bilhetes aéreos da América Latina.

Em 2006 a empresa se tornou um grupo empresarial focado em atender os clientes nos aeroportos do Brasil.

Em 2007 a empresa adquiriu a American Express Business Travel Brasil.

Em 2014 Eloi lançou o instituto Edo, que dá suporte a jovens carentes entre 14 e 21 anos através de um plano de inclusão social.

Curiosidades

Em um dos empregos em São Paulo, em uma padaria, Eloi brigou com o patrão e levou um soco na boca que o fez perder os dois dentes da frente.

Em todos os escritórios, Eloi mantém um sofá semelhante ao que ele dormia na casa de Stella Barros.

Frase

“Empresas não existem, o que existem são as pessoas”