ESG
ESG
ESG é uma sigla que representa Environmental, social and governance. Em português existe o termo ASG, que é Ambiental, social e governança.
Então, são três critérios que medem os impactos que empresas atuam nas três frentes que representam a sigla, entenda agora a importância deste termo no mercado!
Agora, o que isso quer dizer? Por que ESG está cada vez com mais destaque e quais motivos que as empresas e investidores valorizam essas iniciativas?
O termo ESG surgiu para apresentar melhores práticas sociais, administrativas e ambientais que as empresas buscam para reduzir os danos que podem produzir em outras frentes.
Em um panorama global que começa a indicar que não são apenas índices financeiros que são valorizados para o investidor, os pilares de sustentabilidade vem sendo cada vez mais valorizados.
Explorando melhor o significado da sigla,
Environmental (Ambiental) representa práticas em favor da conservação do meio ambiente. Medidas com caráter de menor exploração de recursos finitos, poluição, aquecimento global e emissão de gás carbônico são os principais assuntos abordados.
Social (Social) demonstra valorizar os colaboradores que fazem parte das empresas, como foco em saúde mental e bem-estar. Além disso, existe a proposta de desenvolver a comunidade do entorno onde a empresa está instalada.
Governance (Governança) reflete a colaboração da alta gerência da empresa referente a conduta corporativa, ética no trabalho e compliance por exemplo.
O destaque do ESG
O relativamente novo destaque de ESG no mercado, acontece porque os consumidores começaram a valorizar essas boas práticas. Então o fato de empresas apresentarem responsabilidades com meio ambiente, buscar o bem estar de seus colaboradores e também buscar desenvolver a comunidade ao redor, tem se apresentado como possível diferencial no momento de compra desses consumidores. Consequentemente, os investidores começaram a ficar atentos nessas práticas, uma vez que pode ser um diferencial competitivo e ainda desenvolver soluções para desenvolver a comunidade e também valorizar o impacto ambiental. Tudo isso alinhado ao fato de que estudos apresentam que no longo prazo, empresas que valorizam os aspectos ESG tendem a apresentar melhores resultados e maior lucratividade, além de estar menos sujeitas a instabilidades internas e externas.
Atitudes e práticas de ESG
Podemos destacar algumas iniciativas recentes que refletem na prática as atitudes que empresas estão tomando para se enquadrar em aspectos ASG. Muito se observa de compensação de créditos de carbono em setores poluentes (exploração de petróleo e transporte) por exemplo. Desenvolvimento e utilização de embalagens reutilizáveis e/ou recicláveis. Tanto a questão de emissão de carbono quanto de embalagens sustentáveis, pode ser destacada as atitudes do Ifood para isso.
Em relação ao meio ambiente, também é notável a importância de utilização de energias limpas e renováveis e como isso pode cada vez mais ser diferencial. A Tesla, do famoso Elon Musk, aceitava pagamentos em Bitcoin, o que impulsionou uma forte alta da criptomoeda. Depois, a empresa retirou esse meio de pagamento ao afirmar que a mineração de Bitcoin consome muita energia e que enquanto não houvesse evidências de que a mineração seria feita com energias limpas e renováveis, o pagamento por Bitcoin estaria suspenso, o que motivou uma forte queda do criptoativo.
Nas frentes social e de governança, políticas que valorizem diversidade, saúde mental, compliance, assim como realizar, promover e patrocinar projetos e iniciativas sociais para desenvolver a comunidade, são valorizadas por consumidores e investidores. Basicamente, quanto mais transparência e veracidade na divulgação de informações, maior credibilidade com investidores e consumidores.
Como investir em ESG
Atualmente, tem ficado cada vez mais acessível investir seu dinheiro em empresas que valorizam e aplicam políticas ESG. Na bolsa de valores por exemplo, existem alguns índices que englobam empresas com sustentabilidade empresarial (ISE), Governança corporativa e também carbono eficiente (ICO2). Avaliar essas empresas pode ser um primeiro passo interessante para investir em ativos ASG.
Outra alternativa é investir em ETFs, onde os gestores investem nessas empresas e pode ser uma diversificação interessante na carteira. Na B3, até então, o único ETF ESG é o ESGB11, do BTG Pactual.
Ainda é importante destacar, que é importante garantir que as empresas efetivamente cumprem o que prometem, e não apenas prometem atitudes e políticas ESG e na prática não executam nada. Existe o termo de greenwashing para se referir a empresas que se aproveitam da tendência mas apenas na questão externa ao público, porém internamente não praticam nada do que dizem.
E você? Acredita que ESG tende a ser cada vez mais valorizado? E qual a importância de práticas ASG no momento em que toma uma decisão de investimento?
Pesquise aqui qualquer conteúdo do blog!
Fontes
www.mundofinanceiro.com.br