IPO (Initial Public Offering)
IPO (Initial Public Offering)
O IPO é um evento do mercado financeiro que desperta o interesse dos investidores que desejam obter ganhos com a entrada de empresas na Bolsa de Valores.
O que é IPO?
IPO é uma sigla em inglês que significa “Initial Public Offering” ou “oferta pública inicial” e se refere à primeira vez que uma empresa vai oferecer ações na Bolsa de Valores, permitindo que qualquer pessoa interessada possa se tornar sócia da empresa através da compra de ações.
Dessa forma, a empresa se torna de capital aberto. Para isso acontecer, é necessário que a empresa esteja em um estágio avançado de evolução e normalmente esta operação trabalha com grandes quantias.
Os motivos para uma empresa desejar abrir o seu capital são vários, mas o principal é a entrada de capital. Quando uma empresa lança o seu nome na Bolsa de Valores, os investidores compram as suas ações, o que faz a empresa ganhar este capital investido.
O que é preciso para realizar um IPO?
Para realizar um IPO, a empresa deve cumprir uma série de requisitos. O primeiro deles é se tornar uma empresa S/A ou Sociedade Anônima, que divide a participação societária em ações e não mais em cotas, como acontece com as companhias limitadas.
Tipos de ofertas
Existem dois tipos de ofertas de ações de uma empresa na Bolsa de Valores, a Oferta Primária e a Oferta Secundária.
Oferta primária
A Oferta Primária é referente à novas ações que estão sendo lançadas no mercado, de forma que o número total de ações existentes desta companhia aumenta e o dinheiro obtido com esta oferta é direcionado ao caixa da empresa.
Oferta Secundária
A Oferta Secundária é referente à venda de ações que já existem no mercado, mas estão na posse de alguém, um dos sócios da empresa quer se desfazer de sua participação por exemplo e para isso decide vender as suas ações no mercado.
Neste caso o número total de ações existentes desta companhia não aumenta e o dinheiro obtido é direcionado ao vendedor das ações e não ao caixa da empresa.
Como participar de um IPO?
Para participar de um IPO, é necessário seguir um passo a passo:
- Em primeiro lugar, é preciso abrir uma conta em uma corretora, são nestas instituições que acontece a intermediação das operações na Bolsa de Valores;
- Depois disso, o investidor deve verificar quais são as empresas que estão realizando IPO, essas informações estão disponíveis nos sites da CVM, da B3 ou no site da própria corretora;
- Agora é o momento de fazer um pedido de reserva, é preciso solicitar os documentos necessários para realizar o pedido, no qual deverá ser especificado o volume financeiro do investimento e o valor das ações;
- Por fim é o momento do pagamento, o investidor deve transferir os recursos para a conta na corretora, de onde será feito o pagamento.
Conclusão
O IPO é um evento do mercado financeiro que representa o lançamento das ações de uma empresa na Bolsa de Valores.
É um evento interessante para os investidores de longo prazo, que desejam adquirir ações da empresa a um bom preço.
Mas, também pode ser interessante para os investidores de curto prazo, que desejam comprar ações no lançamento para lucrar com a valorização rápida dos papéis.
Seja o primeiro perfil ou o segundo, para participar de um IPO é preciso estudar bem a empresa que está abrindo o capital para tomar uma decisão.
Fontes
www.infomoney.com.br