Manoel Dias Branco

Manoel Dias Branco

Manoel Dias Branco foi um empresário português que veio para o Brasil, no estado do Ceará e fundou a Padaria Imperial, que mais tarde se tornou o grupo M. Dias Branco, uma empresa gigante do ramo de massas alimentícias, conheça agora a sua história!

História

Manoel nasceu na cidade de Albergaria-a-Velha em Portugal em 1905, trabalhou em Lisboa aos 16 anos de idade e em 1926 chegou ao Brasil.

Ao chegar no Ceará, abriu uma padaria na cidade de Cedro chamada Padaria Imperial, ali, além de pães, vendia biscoitos e macarrão artesanal, elementos que eram diferenciais para uma padaria.

Em 1940, Manoel se juntou aos seus irmãos José e Orlando, ao abrir a fábrica de macarrão Imperial e criar a sociedade M. Dias Branco e irmãos. Mais tarde a fábrica se mudou para a capital e mudou o nome para Fortaleza.

Após anos de sucesso da empresa, os dois irmãos deixaram o negócio e Manoel precisava de ajuda para gerenciar a empresa.

Então, em 1953, seu filho, Francisco Ivens De Sá Dias Branco, passou a trabalhar na empresa e foi de grande importância para o sucesso do negócio.

A empresa passou a se chamar apenas M. Dias Branco e Ivens investiu bastante em maquinário moderno para a produção de biscoitos em larga escala.

Em 1978 a empresa também criou uma nova marca, a Richester que permitiu alcançar um mercado maior na venda de biscoitos e a família precisou de uma fábrica em Eusébio, no Ceará.

Em 1995, aos 90 anos, Manoel Dias Branco Faleceu e seu filho herdou a empresa do pai.

A visão empresarial de Ivens permitiu um grande crescimento da empresa e do seu caixa, assim, o empresário passou a adquirir outras empresas do ramo alimentício, aumentando o seu portifólio e pontos de venda.

A empresa também investiu no tratamento da matéria prima, como a moagem de trigo para os biscoitos e da gordura vegetal para criar a sua própria linha de margarina em 2002, assim, tinha controle de todo a o processo.

Em 2006, já com atuação forte em várias regiões do país, a empresa decidiu abrir o capital na Bolsa de Valores, possibilitando a entrada de capital de muitos investidores.

Hoje a M. Dias Branco conta com 15 plantas industriais e 38 centros de distribuição pelo Brasil.

Em 2016, Francisco Ivens de Sá Dias Branco faleceu e atualmente a empresa é administrada por seu filho, Francisco Ivens de Sá Dias Branco Júnior.

Frase de Ivens Dias Branco

“O fundamental, hoje, é o conhecimento. O mundo atravessa a época em que o maior negócio é o conhecimento. Crer na vida, na potencialidade pessoal e valorizar-se espiritualmente é fundamental para você não perder a sua verdadeira essência humana. É você ser digno de si próprio.”

Fontes

Vídeo do Canal Passo a passo empreendedor