Mudança do nome Facebook para “Meta”
Mudança do nome Facebook para “Meta”
A mudança do nome do grupo Facebook foi anunciada por Mark Zuckerberg no dia 28/10/2021 durante o evento Facebook Connect e tem o objetivo de abrir um novo caminho para a empresa.
Qual foi o motivo da mudança?
O que está acontecendo com o grupo tem o nome de “rebranding” e ocorre quando a empresa busca criar uma nova identidade.
De acordo com o fundador e CEO da empresa, Mark Zuckerberg, a mudança dá início à nova fase da empresa, que buscar criar um “metaverso”, um mundo virtual no qual as pessoas poderão interagir utilizando realidade virtual e realidade aumentada.
É importante dizer a mudança do nome aconteceu para todo o grupo que antes se chamava Facebook, e que compreende o Whatsapp, o Instagram e o próprio Facebook (continua com o mesmo nome).
O chamado metaverso sonhado por Mark e por outros entusiastas dessas tecnologias será uma realidade virtual, onde os usuários poderão se conectar verdadeiramente sem presença física, em outras palavras, o teletransporte será possível.
Nas palavras de Mark: “Neste futuro, você será capaz de se teletransportar instantaneamente como um holograma para estar no escritório sem se deslocar, em um show com amigos ou na sala de estar de seus pais para conversar”.
Polêmicas do rebranding
O real motivo da mudança de nome do grupo causa controvérsias, alguns dizem que a razão para o rebranding é a de mascarar polêmicas e denúncias envolvendo o nome Facebook.
Atualmente a empresa enfrenta o caso “Facebook Papers”, um vazamento de documentos confidenciais foite por Frances Haugen, um ex-gerente de integridade da empresa. Os documentos revelam políticas internas duvidosas e a mudança de nome poderia disfarçar esta situação.
Fontes
https://www.techtudo.com.br/noticias/2021/10/facebook-muda-de-nome-e-passa-a-se-chamar-meta-entenda.ghtml
https://super.abril.com.br/tecnologia/por-que-o-facebook-mudou-de-nome-para-meta/