Nevaldo Rocha de Oliveira
Nevaldo Rocha de Oliveira
Nevaldo Rocha foi um empresário brasileiro de sucesso, fundador do grupo Guararapes, uma grande confecção de vestuário da América Latina e comandou as lojas Riachuelo, além de outros empreendimentos de sucesso, conheça agora a sua história!
História
Nevaldo Rocha nasceu no dia 21 de julho de 1928 em Caraúbas, no Rio Grande do Norte.
Aos 12 anos de idade Nevaldo decidiu ir para a Capital do estado, Natal, em busca de melhores oportunidades.
Em Natal, ele deveria ser recebido pela esposa do governador, que havia visitado a sua cidade tempos antes, porém, ele não conseguiu encontrá-la, então, um tio do governador decidiu encaminhá-lo para um amigo, Moisés Ferman, dono de uma loja de relógios.
Moisés deu um emprego a Nevaldo, além de abrigo e comida. Assim, Nevaldo rapidamente aprendeu a vender.
Aos 19 anos, seu irmão, Newton, foi viver com Nevaldo. Em 1947, os irmãos compraram a loja de Moisés.
Porém, a relojoaria era focada em relógios para soldados americanos e com o fim da segunda guerra mundial, os soldados haviam deixado o país e os negócios iam mal.
Assim, eles transformaram a loja em um bazar e deram o nome de A Capital, um tempo depois os irmãos transformaram o bazar em uma loja de camisas masculinas e rebatizaram para A Seta.
A loja seguia uma tendência americana, não possuía balcão, assim, os clientes podiam circular livremente e observar as peças.
Em pouco tempo a loja cresceu e os irmãos criaram algumas confecções para abastecê-la.
Ao mesmo tempo, em 1950, uma rede de lojas foi fundada, a Riachuelo, que vendia bons tecidos a preços baixos.
As confecções dos irmãos ia muito bem e fornecia peças de roupas não apenas para a sua loja em Natal, mas para outras lojas, se tornando uma referência de qualidade para os lojistas do Nordeste.
Com mais dinheiro em caixa, a família Rocha passou a comprar outros pontos de venda pelo Nordeste e criou assim o grupo Guararapes, sediado em Natal.
Pouco tempo depois, Nevaldo criou um escritório em São Paulo, para se instalar em um local mais central.
E foi nessa época que os fundadores decidiram abrir o capital na bolsa de valores, em 1970, conseguindo captar mais dinheiro, que foi usado para construir uma fábrica em Fortaleza e em Mossoró, em 1976.
Além disso, a empresa criou uma cadeia de lojas chamada Super G, enquanto a rede Riachuelo se tornou um grupo de 76 lojas espalhadas pelo Nordeste.
Assim, em 1979, o grupo Guararapes decidiu adquirir a rede Riachuelo e transformar o negócio em uma super rede.
Com uma grande expansão pelo Nordeste, o filhe de Nevaldo, Flávio Rocha passou a trabalhar na empresa, e foi o responsável pela criação da marca Pool.
Em 1983, as outras lojas da empresa, mudaram o nome para Riachuelo e o grupo decidiu dominar todas as etapas do processo, para isso, criou a Guararapes têxtil, a empresa de tecelagem do grupo.
Porém, entre 1987 e 1989, o grupo enfrentou diversas e greves e dificuldades financeiras, chegando a pedir concordata.
Para enfrentar a concordata, a Riachuelo decidiu se transformar por completo, parou de vender tecidos e focou totalmente na venda de roupas, além disso, passou a adotar o fast fashion.
O fast fashion consiste em oferecer peças de roupas que estão de acordo com a moda atual, mas com um preço acessível. Assim, em 1993, a empresa se tornou totalmente focada em moda.
Nos anos seguintes, a empresa continuou crescendo e em 10 anos, conseguir triplicar o seu faturamento e se espalhar pelo Brasil, além de investir em outros produtos, como diversos acessórios.
O grupo Guararapes também criou a sua própria financeira, a Midway, que realiza operações de crédito e intermedia produtos como o cartão Riachuelo, que possui milhões de associados.
A partir de 2008, a empresa passou a ser administrada por Flávio Rocha, filho de Nevaldo. Sob a sua gestão, o negócio passou de 100 a mais 300 lojas em todo o país.
Flávio foi presidente da companhia até 2018, quando decidiu deixar o negócio para se dedicar à política, foi pré-candidato à presidência da república em 2018 e lidera um grupo de empresários chamado Brasil 200.
Desde sua saída, a empresa é comandada por Oswaldo Nunes.
O fundador do grupo, Nevaldo Rocha veio a falecer no dia 17 de junho de 2020, com 91 anos de idade.
Frase
“Por trás de um emprego existe uma pessoa e por trás de uma pessoa existem sonhos e expectativas.”
Fontes
Vídeo do Canal Passo a Passo empreendedor