Principais riscos de um FII

Principais riscos de um FII

Os Fundos de Investimento Imobiliário são uma classe de investimentos muito interessante para quem deseja construir uma renda passiva, mas como qualquer investimento, os FIIs têm riscos, conheça agora os riscos relacionados aos Fundos Imobiliários!

O que é risco nos investimentos?

Antes de falar sobre os tipos de riscos nos FIIs é preciso ter uma visão muito clara do que seria o risco nos investimentos.

O risco nada mais é do que o grau de incerteza para a rentabilidade de um investimento, ou seja, qual é a chance de um investimento apresentar um retorno abaixo do esperado, de se perder o capital investido ou até mesmo de causar uma perda maior do que o valor investido.

Tipos de risco

Existem alguns tipos diferentes de risco que podem estar relacionados a um FII, aqui listamos os 8 principais.

Risco de Mercado

Este é o principal risco atrelado aos FIIs, é muito importante entender que este tipo de investimento é de renda variável, isso significa que o preço das cotas variam de acordo com a vontade do mercado.

Portanto, o risco de mercado diz que o investidor que comprou as cotas a um determinado valor, pode observar o seu dinheiro se desvalorizar por uma baixa nos preços, então é preciso estar ciente do risco que os preços têm de cair.

Risco de Liquidez

O risco de liquidez deve ser motivo de preocupação principalmente para os investidores que gostam de realizar grandes aportes ou vender todas as cotas de uma vez só.

A liquidez é a facilidade de encontrar uma contrapartida na bolsa de valores, ou seja, é a facilidade de o comprador encontrar vendedores ou do vendedor encontrar compradores para aquele ativo.

Alguns FIIs ainda têm baixa liquidez, isso significa que existem poucas pessoas negociando o ativo e pode ser difícil comprar ou vender em grandes quantidades.

Risco de Inadimplência

O risco de inadimplência pode ser encontrado em diversos fundos diferentes, isso porque ele está relacionado aos inquilinos dos imóveis presentes no portfólio do FII.

Se algum inquilino não tiver condições de pagar o aluguel, sem dúvida o retorno para os investidores do fundo será fortemente afetado.

Uma dica extra é tomar cuidado com FIIs que investem em escolas, faculdades ou hospitais, pois normalmente os inquilinos não podem ser despejados na mesma hora devido à sua função social e em caso de inadimplência, o FII será prejudicado.

Risco da Obra

O risco da obra está presente naqueles FII que captam os recursos dos investidores para utilizar na construção de um imóvel.

Como em qualquer obra de construção civil, podem acorrer atrasos, estourar o orçamento e diversos problemas adicionais, então é preciso ter em mente este tipo de risco no momento da decisão de investimento.

Além disso é comum a construção civil ter problemas com autorizações ambientais para modificar o espaço.

Risco de concentração

O risco de concentração está presente nos FIIs que são mono-ativos (que possuem apenas um imóvel no portfólio) ou que possuam poucos imóveis.

Este é um risco importante para se preocupar porque se o fundo investe em apenas um imóvel, todo o dinheiro aplicado depende daquele imóvel em particular ter uma boa performance.

Qualquer problema naquele único imóvel irá se refletir na rentabilidade do FII. O mesmo acontece com o número de inquilinos, mesmo que o FII possua vários imóveis, se apenas um inquilino estiver usando os espaços, o FII corre risco de algum problema acontecer com o locatário e ele acabe não pagando o devido.

Risco de Vacância

O risco de vacância está relacionado a qualquer segmento dentro do mercado FII. Os inquilinos podem simplesmente sair dos imóveis, por diversos motivos.

E caso aconteça, o fundo pode ficar muito tempo sem alugar aquele espaço novamente para outro locatário, isso com certeza afeta a rentabilidade do FII e deve ser levado em consideração no momento de decisão.

Risco de Varejo

O risco de varejo é capaz de alcançar muitos tipos de investimento, inclusive os fundos imobiliários.

No caso de desaquecimento da economia, os FIIs de shopping centers por exemplo, têm a rentabilidade muito afetada, isso acontece porque os inquilinos dependem diretamente de uma economia aquecida, na qual as pessoas estão saindo e gastando dinheiro, por isso é necessário estar preparado para momentos de crise.

Risco de Crédito

O risco de crédito é semelhante ao risco de inadimplência, porém, diz respeito principalmente aos fundos de papel, que investem em CRIs (Certificado de Recebíveis Imobiliários), que são títulos de dívida com lastro do mercado imobiliário.

Caso o devedor não pague ou atrase o pagamento, quem assumiu o risco é o próprio FII e consequentemente os investidores.

Conclusão

Sem dúvida os Fundos de Investimento Imobiliário são uma excelente opção para quem gosta de misturar segurança e boas rentabilidades, porém, é preciso estar atento aos riscos relacionados a esta classe de ativos e estudar muito antes de tomar uma decisão.

Fontes

www.dicionariofinanceiro.com

www.exame.com