Resumo Semanal – (02/08 – 06/08)
Resumo Semanal - (02/08 - 06/08)
Aeee pessoal, segue mais um resumo do que rolou no mercado, na bolsa e no mundo essa semana!!
Ibovespa
- Começamos o mês “a gosto” (pegou essa? kk) dos investidores, com uma subida no índice da bolsa brasileira de +0,8%, fechando a semana em 122.810 pontos.
- Por aqui, os ativos brasileiros foram influenciados pelo aumento de tensões políticas e sinalizações negativas na área fiscal. Porém, a Bolsa engatou numa alta após o forte resultado no relatório de empregos dos EUA, também conhecido como “payroll”, divulgado na sexta-feira.
Destaques da semana
Bolsas mundiais
Retornos de preço em dólar
Economia
- Copom elevou a Selic em 1 p.p., trazendo pra 5,25%
- A produção industrial brasileira ficou estável entre maio e junho (0% ao mês).
- Risco fiscal se eleva, com discussões envolvendo o pagamento de precatórios, o aumento do programa Bolsa Família, o novo Refis e a consequente piora na percepção de risco fiscal no país. Diante do aumento da projeção de pagamento oriundo de decisões judiciais, o governo analisa o envio de PEC que permita o parcelamento de parte das despesas de modo a não inviabilizar o orçamento pro ano que vem.
- Dólar fechou a semana com uma alta de +0,37% em relação ao Real, em R$ 5,23.
Política
- Discussões acerca do orçamento de 2022 seguem intensas, nessa semana amplificadas pela questão dos precatórios e da possível expansão do Bolsa Família.
- Mercado também se atenta pras tensões políticas entre o presidente Bolsonaro e o TSE, como fonte de risco político.
- A privatização dos Correios deu um passo grande uma vez que o texto-base foi aprovado na câmara e agora segue pra discussão no Senado.
- Com a volta do recesso do Congresso, a reforma tributária volta a entrar em pauta, com urgência da matéria aprovada pela câmara, o que faz com que o projeto deva ser posto em votação na próxima semana.
Internacional
- Nos EUA, os dados de trabalho mais positivos devem impulsionar crescimento, assim como o pacote fiscal proposto pelo governo Biden, que teve avanços consideráveis no congresso.
- Na Europa, o PMI composto subiu pra 60,2 no mês passado, de 59,5 em junho, seu nível mais alto desde junho de 2006. Por outro lado, ambos os PMIs de serviços e manufatura caíram em julho no Reino Unido. O crescimento do setor privado desacelerou devido a gargalos na cadeia de suprimentos e ausência de trabalhadores pelo isolamento.
- Na China, o destaque também ficou para os PMIs divulgados pela Caixin referentes a julho, que mostraram desaceleração do setor manufatureiro e atividade mais forte no setor de serviços.
Expectativas para a próxima semana
Brasil
- Dados de inflação, com divulgação do IPCA, índices da FGV e Fipe de julho.
- Pesquisa mensal do comércio (PMC).
- Pesquisa mensal de serviços (PMS).
- IBC-BR, proxy mensal do PIB, divulgado pelo Banco Central, referentes a junho.
Mundo
- Inflação americana de julho, com a divulgação do CPI e do PPI.
- Resultado fiscal mensal e discursos de dirigentes do Fed.
- Na Europa, dados de inflação referentes ao mês de julho, além de indicadores de produção industrial de junho.
- Na China, inflação e dados de setor externo.
Fontes
https://conteudos.xpi.com.br/acoes/relatorios/resumo-da-semana-ibovespa-fecha-em-alta-de-08/
https://conteudos.xpi.com.br/economia/economia-em-destaque-seu-resumo-semanal-de-economia-no-brasil-e-no-mundo-21/
https://conteudos.xpi.com.br/acoes/relatorios/resumo-da-semana-ibovespa-fecha-em-alta-de-08/https://conteudos.xpi.com.br/economia/economia-em-destaque-seu-resumo-semanal-de-economia-no-brasil-e-no-mundo-21/https://www.infomoney.com.br/ferramentas/altas-e-baixas/