RESUMO SEMANAL – (07/06 – 11/06)
Resumo Semanal - (07/06 - 11/06)
Confira mais um resuminho do que rolou no mercado essa semana!
Ibovespa
- Após várias semanas consecutivas no verdinho, o Ibovespa fechou a semana com uma queda de -0,5%, aos 129.441 pontos.
- Vale ressaltar que segunda-feira, o índice brasileiro registrou a oitava sessão consecutiva de alta e o sexto dia seguido de renovações da máxima histórica.
- Globalmente, os mercados encerraram a semana com ganhos depois de passarem grande parte dela cautelosos com sinais de aumento da inflação ao redor do mundo e com receio de uma antecipação da redução de estímulos monetários por parte dos bancos centrais.
Destaques da semana
Bolsas mundiais
Retornos de preço em dólar
Economia
- Inflação ao consumidor medida pelo IPCA registrou alta de 0,83% e o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou alta de 3,40% em maio, acumulando avanço de 36,53% em 12 meses.
- O setor de serviços registrou recuperação com crescimento no faturamento real de 0,7% em abril frente a março.
- As vendas no varejo (conceito ampliado) cresceram 3,8% entre março e abril.
- Discussão sobre a extensão do auxílio emergencial vai na direção de maiores gastos, a despeito do efeito relativamente pequeno no total do endividamento esperado pro ano.
- O Dólar fechou a semana com uma alta de +1,43% em relação ao Real, em R$ 5,11.
Política
- Sobre a reforma tributária, informações preliminares apontam pro esforço do Ministério da Economia na criação da CBS (imposto que unificaria PIS e Cofins), agora com alíquota menor ao setor de serviços.
- Em relação a capitalização da Eletrobrás, a Medida Provisória aprovada na Câmara tende a sofrer mudanças no Senado em relação a contratação de térmicas a gás.
- Na Câmara, há discussão pra alterar o modelo de eleição de deputados, do voto proporcional pro “distritão”, em que seriam eleitos os candidatos mais votados, além do foco nas tratativas sobre a implementação do voto impresso.
Internacional
- G7 anunciou uma tributação comum entre as nações frente a empresas multinacionais.
- Nos EUA, inflação ao consumidor (CPI) referente ao mês de maio registrou alta de 0,6%. Já no mercado de trabalho, novos pedidos de auxílio-desemprego caíram pela sexta semana consecutiva (de 385.000 pra 376.000).
- Na China, exportações cresceram quase 28% em maio, dando um sinal de recuperação global. Em inflação, o índice de preços ao produtor (PPI) variou 9.0% y/y em maio e o CPI registrou alta de 1.3% y/y.
- Na Zona do Euro, o Banco Central Europeu (ECB) manteve as taxas de juros inalteradas, reafirmando que devem seguir assim “até que a perspectiva de inflação convirja de forma robusta” pra sua meta.
Expectativas para a próxima semana
Brasil
- Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) referente a abril.
- Segunda prévia do IGP-M de maio.
- Decisão do Banco Central de política monetária.
Mundo
- Indicadores de atividade e inflação como produção industrial, vendas no varejo e inflação ao consumidor na Zona do Euro.
- Inflação ao produtor nos EUA.
- Produção industrial, vendas no varejo e taxa de desemprego na China.
- Política monetária nos EUA, Japão e China.
Fontes
https://conteudos.xpi.com.br/economia/economia-em-destaque-seu-resumo-semanal-de-economia-no-brasil-e-no-mundo-13/
https://conteudos.xpi.com.br/acoes/relatorios/ibovespa-fecha-em-queda-de-05-resumo-da-semana/
https://www.infomoney.com.br/ferramentas/altas-e-baixas/