Resumo Semanal – (16/08 – 20/08)
Resumo Semanal - (16/08 - 20/08)
Epa epaaa!! Semana passada fiquei devendo, time! Peço mil perdões!! Masssss já tamo ai mais uma semana de volta com aquele resumo fera que o brasil aguarda todo sábado!
Ibovespa
- Mesmo após alta na sexta, o grande Ibovespa fechou em queda de -2,6% essa semana, retornando aos 118.053 pontos.
- Os principais motivos giram em torno dos impactados por incertezas políticas e fiscais, além de um cenário macroeconômico global mais desfavorável com o avanço da variante Delta do corona.
Destaques da semana
Bolsas mundiais
Retornos de preço em dólar
Economia
- A votação da reforma tributária do imposto de renda foi adiada e deve voltar em duas semanas. Estados e municípios pressionam por mais recursos como forma de compensação às perdas arrecadatórias com eventual aprovação da matéria, aumentando as preocupações do Ministério da Economia acerca do custo fiscal do projeto.
- Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que o custo da energia pode subir em média 16,68% no ano que vem, e estuda medidas como a antecipação do aporte de recursos da privatização da Eletrobras, cerca de R$ 5 bi, e postergação do pagamento de parcela de remuneração de distribuidoras para tentar limitar a alta da energia a 10,73% em 2022.
- Dólar fechou a semana com uma alta de +2,52% em relação ao Real, em R$ 5,38.
Política
- Ao longo desta semana, o ministro da Economia, Paulo Guedes e o secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal defenderam a necessidade de postergação do pagamento de precatórios para evitar paralisação das atividades governamentais.
- Na semana passada o governo enviou ao Congresso o texto da PEC dos Precatórios, que visa permitir o parcelamento do pagamento de parte das dívidas judiciais quando estas atingirem um certo limite.
Internacional
- Riscos geopolíticos marcaram a semana com a tomada de poder no Afeganistão pelo grupo extremista Talibã. A crise na região tem potencial pra afetar as dinâmicas da política global e trazer volatilidade no curto prazo.
- Nos EUA, o índice geral do varejo registrou contração de 1,1% no mês passado. Já a produção industrial expandiu 0,9% em relação a junho
- Na Europa, a economia da zona do euro cresceu 2% no 2T, por conta do afrouxamento nas restrições causadas pela pandemia.
- Na China, a economia desacelerou mais do que o esperado em julho. A produção industrial cresceu 6,4% na comparação anual. As vendas no varejo aumentaram 8,5%.
Expectativas para a próxima semana
Brasil
- Dados fiscais, como relatório mensal da dívida pública e arrecadação tributária federal.
- Divulgação do Caged.
- Saldo de transações correntes e investimento direto no país.
- IPCA-15 e INCC-M.
- Tramitação da PEC dos Precatórios.
- Discussões sobre a proposta de reforma tributária.
Mundo
- Simpósio de Jackson Hole, encontro anual de banqueiros, políticos e economistas.
- Divulgação do deflator PCE, do Fed.
- Divulgação da segunda leitura do PIB dos EUA referente ao 2º trimestre.
Fontes
https://conteudos.xpi.com.br/economia/economia-em-destaque-seu-resumo-semanal-de-economia-no-brasil-e-no-mundo-23/
https://conteudos.xpi.com.br/acoes/relatorios/resumo-da-semana-ibovespa-fecha-em-queda-de-26-2/
https://www.infomoney.com.br/ferramentas/altas-e-baixas/