Salim Mattar

Salim Mattar

José Salim Mattar Junior é um empresário brasileiro, ex-secretário de Desestatização do Governo Bolsonaro e ex-presidente da Localiza Hertz, uma rede brasileira de lojas especializadas em aluguel de automóveis.

História

Salim Mattar nasceu em Minas Gerais, no dia 28 de novembro de 1948, quando novo, desejava ser pianista, porém seu pai não apoiou a ideia e disse que ele deveria abrir um negócio, ganhar dinheiro e comprar todos os discos de todos os pianistas, por causa desse conselho de seu pai que Salim decidiu abandonar a ideia.

Salim estudou administração de empresas e em 1973, deu início ao seu negócio, a localiza, uma locadora de automóveis, para isso ele largou um emprego bem remunerado, chamou seu irmão e mais dois sócios.

A empresa cresceu bastante e conquistou outros estados pelo Brasil, até que em 1984, Salim conheceu o franchising. Assim, a localiza aderiu ao modelo, que era novo no Brasil, na época, e teve grande sucesso, possibilitando a expansão da empresa e uma constante modernização.

Em 1992, Salim decidiu internacionalizar a marca e levou a empresa para outros países da América Latina, apesar de ir contra o conselho de família e amigos.

Em 1998, um terço da empresa foi vendida ao DLJ Merchant banking por cerca de 150 milhões de dólares e novamente, recebeu críticas de amigos, porém a decisão de Salim foi certa, pois, com o dinheiro da venda, a empresa cresceu muito mais.

Em 2005, a localiza abriu capital na bolsa de valores, captando ainda mais recursos.

Em 2013, Salim deixou a presidência da localiza e passou para seu irmão, Eugênio.

Em 2019, se desligou totalmente do conselho administrativo da empresa e se dedicou durante um tempo à secretaria de privatizações do governo federal, mas acabou deixando o cargo.

 

Frase

“É mais importante para mim, como cidadão, saber para onde o Brasil está indo, qual o caminho que estamos seguindo, do que pequenos detalhes de uma fala aqui, outra fala aqui. Eu não estou preocupado com esses detalhes. Estou preocupado com o rumo que o Brasil está indo (…)”