Valor patrimonial da cota

Valor patrimonial da cota

O valor patrimonial da cota é um indicador muito importante na hora de analisar um FII, mas você sabe o que ele representa?

pexels-skylar-kang-6368833

O que é o VPC?

O valor patrimonial da cota representa nada mais que um patrimônio, está ligado ao patrimônio líquido do fundo, que é obtido subtraindo o passivo total (despesas e obrigações) do ativo total (bens e direitos) do FII.

O VPC é muito importante pois representa, em tese, quanto vale realmente determinado ativo, sem a influência do mercado no seu preço.

Como calcular?

Para calcular o VPC de um FII é bem simples, basta dividir o patrimônio líquido do fundo pelo número de cotas, de acordo com a fórmula:

O valor patrimonial da cota tem um significado maior na análise de um FII quando é comparado a outros números do ativo, como o preço de mercado.

A relação P/VP divide o preço de mercado do FII pelo seu valor patrimonial.

Assim, se esse valor for maior do que 1, significa que o ativo está sendo precificado mais caro do que vale realmente.

Se for igual a 1, significa que está precificado no preço exato que vale.

E se for menor que 1, está precificado mais barato do que realmente vale.

Mas, não é recomendado olhar apenas para essa relação na hora de analisar um FII, outros fatores são muito importantes para a tomada de decisão.

Conclusão

O valor patrimonial da cota é um indicador que traduz bem quanto um fundo vale, ou pelo menos deveria valer, de acordo com o seu patrimônio líquido.

É importante dar atenção à relação P/VP para evitar comprar fundos que estejam caros demais, mesmo que sejam promissores.

Ou fundos baratos demais, que apresentem motivos para acreditar que não retornarão bons rendimentos no futuro.

Vale ressaltar que, com o tempo, o preço de mercado de um FII tende a acompanhar o valor patrimonial da cota.

Ou seja, mesmo que a relação P/VP de um FII mostre uma diferença muito grande nos valores, ela tende a voltar para valores próximos de 1 com o tempo.