XPFI
XPFI
O XPFI é um índice de Fundos Imobiliários criado pela XP para revelar o desempenho desse mercado ao longo do tempo, conheça agora esse índice!
O que é o XPFI?
O XPFI é o Índice XP de Fundos Imobiliários e foi criado para ser um referencial do mercado e auxiliar os investidores em suas escolhas.
Esse índice tem o objetivo de representar o desempenho médio dos principais FIIs negociados na Bolsa de Valores.
O XPFI é de retorno total, ou seja, ele não apenas representa a média das variações do preço das cotas de FIIs que o compõe, mas também apresenta o impacto que a distribuição de proventos teria no retorno do índice.
Composição do XPFI
A carteira teórica do XPFI é composta de acordo com critérios quantitativos, nesse caso quanto maior for o valor de mercado e a liquidez do fundo, maior será o peso deste ativo para as variações do índice.
Porém, todos os fundos têm uma restrição de participação de até 20% do índice.
Os critérios para que um FII esteja na carteira teórica do XPFI são:
- As cotas de fundos imobiliários devem estar listadas nos mercados de bolsa e de balcão organizado da B3;
- Estar classificada entre os ativos que, somam em conjunto 75% do valor total do índice de negociabilidade do universo de fundos imobiliários listados durante o período dos últimos doze meses. Ou seja, são os FIIs mais líquidos da B3;
- O fundo imobiliário precisa possuir presença de pregão, no mínimo, 95% no período dos últimos doze meses;
- Não ser classificada como “Penny Stock”, ou seja, o valor da cota do fundo imobiliários durante os últimos doze meses não pode ser inferior a R$1,00/cota.
Alguns fundos presentes no índice em janeiro de 2021 são:
- KNIP11;
- KNRI11;
- KNCR11;
- HGLG11;
É importante ressaltar que a composição do XPFI é revisada a cada quatro meses para garantir a qualidade informativa do índice.
A criação de novos índices é muito importante pois ela traz ferramentas poderosas para facilitar a análise dos investidores, proporcionando maior transparência do mercado.