XPFP

XPFP

O XPFP é um índice de Fundos Imobiliários criado pela XP para revelar o desempenho dos FIIs de papel no mercado ao longo do tempo, conheça agora esse índice!

O que é o XPFP?

O XPFP é um índice de fundos imobiliários criado pela XP e tem como objetivo acompanhar o desempenho dos principais FIIs de papel do mercado brasileiro.

Lembrando que são FIIs de papel, os fundos que investem em recebíveis imobiliários, ou seja, têm investimentos em ativos de renda fixa com lastro no mercado imobiliário.

O XPFP é de retorno total, ou seja, ele não apenas representa a média das variações do preço das cotas de FIIs que o compõe, mas também apresenta o impacto que a distribuição de proventos teria no retorno do índice.

Composição do XPFP

A carteira teórica do XPFP é composta de acordo com critérios quantitativos, nesse caso quanto maior for o valor de mercado e a liquidez do fundo, maior será o peso deste ativo para as variações do índice.

Porém, todos os fundos têm uma restrição de participação de até 15% do índice.

Além disso, no XPFP só entram fundos imobiliários do segmento de papel, Inclui-se como fundos imobiliários de papel os fundos do segmento de recebíveis e fundo de fundos (FOF), desconsiderando os outros segmentos do mercado.

O índice é composto por 15 FIIs de papel e os critérios para que um FII esteja na carteira teórica do XPFP são:

  • O fundo precisa ser classificado como do segmento de papel, ou seja, fundos imobiliários do segmento de recebíveis ou fundo de fundos.
  • Considera-se os 15 fundos imobiliários com maior índice de negociabilidade durante o período dos últimos doze meses, ou seja, são FIIs mais líquidos do segmento;
  • O fundo imobiliário precisa possuir presença de pregão, no mínimo, 95% no período de vigência dos últimos doze meses.
  • Não ser classificada como “Penny Stock”, ou seja, os ativos não podem ter valor médio da cota durante os últimos doze meses inferior R$1,00/cota.

Alguns fundos presentes no índice em janeiro de 2021 são:

  • KNCR11;
  • KNIP11;
  • HFOF11;
  • MXRF11;

É importante ressaltar que a composição do XPFP é revisada a cada quatro meses para garantir a qualidade informativa do índice.

A criação de novos índices é muito importante pois ela traz ferramentas poderosas para facilitar a análise dos investidores, proporcionando maior transparência do mercado.