Balanço Patrimonial
Balanço Patrimonial
O Balanço Patrimonial é um dos documentos que as empresas divulgam que é muito útil para fazer uma análise fundamentalista, conheça agora como é feito esse balanço!
![pexels-lukas-669615 pexels-lukas-669615](https://blog.realgrana.com.br/wp-content/uploads/elementor/thumbs/pexels-lukas-669615-scaled-p7sgy8ghza8vwey4xba6qgrvg5xxuha5v8jps4iw0w.jpg)
O que é Balanço Patrimonial?
O Balanço Patrimonial é um relatório contábil que descreve a situação financeira de uma empresa.
Nesse documento, são apresentados todos os ativos e passivos da empresa, além do patrimônio líquido, diferente do DRE (Demonstrativo de resultado de exercício) que mostra as receitas e despesas que a empresa teve durante o período analisado.
O Balanço Patrimonial deve ser feito a cada 12 meses, porém algumas empresas realizam mais vezes durante o ano para manter um maior controle sobre o negócio.
Como é feito?
No Balanço Patrimonial são descritos todos os ativos da empresa na parte esquerda no documento.
Os ativos são todos os bens e direitos que uma empresa possui, é tudo aquilo que pode gerar algum valor econômico para o negócio, como equipamentos, estoques e contas a receber.
Os ativos são divididos em:
- Ativo circulante: São os ativos que podem se transformar em dinheiro em um período menor que um ano, como contas a receber e estoque;
- Ativo não-circulante: São os ativos que precisam de mais de um ano para se transformar em dinheiro real, como alguns investimentos da empresa.
Além dos ativos, também são descritos os passivos da empresa, na parte direita do documento.
Os passivos são todas as obrigações, despesas e dívidas da empresa, representam aquilo que “tira” dinheiro da empresa.
Os passivos são divididos em:
- Passivo circulante: São todos os passivos que têm um prazo de vencimento menor do que um ano, como impostos e empréstimos, por exemplo;
- Passivo não-circulante: São as dívidas ou obrigações com um prazo de vencimento superior a um ano, como alguns empréstimos.
Também é exposto nesse documento o Patrimônio líquido da empresa, que é colocado na parte direita do documento.
O Patrimônio líquido é composto pela soma de todos os recursos próprios do negócio, ou seja, nessa conta entra o Capital social (Investimento inicial dos sócios), as reservas de lucros e prejuízos acumulados.
O Balanço Patrimonial deve respeitar um equilíbrio, isso quer dizer que a “conta deve fechar”, por isso um lado do documento deve ter um total igual ao outro lado, mostrando que todas as informações estão corretas.
Assim, o Ativo deve ser igual ao Passivo mais o Patrimônio líquido, sem faltar ou sobrar nada.
Exemplo de Balanço patrimonial
Balanço Patrimonial da Arezzo em 31/12/2019
![](https://blog.realgrana.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BalancoPatrimonial.jpg)
Para que serve o Balanço Patrimonial?
O Balanço Patrimonial é um documento muito importante para as empresas e também para os investidores, isso porque ele mostra todos os ativos e passivos da empresa e o patrimônio líquido, sendo possível inclusive, realizar análises profundas relacionando os valores descritos.
Além disso, é utilizado pela própria empresa para analisar o seu próprio comportamento financeiro e tomar decisões com muito mais segurança.
O Balanço Patrimonial e outras informações sobre as empresas podem ser encontradas nos sites de relações com investidores de cada empresa.
Fontes
https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/balanco-patrimonial/#:~:text=Balan%C3%A7o%20Patrimonial%20%C3%A9%20um%20relat%C3%B3rio,seus%20bens%2C%20d%C3%ADvidas%20e%20lucros.