Basel Index

Basel Index

Um estudo realizado pela Liga de Mercado Financeiro do Ibmec/SP

Quando se fala de indicadores de endividamento, como Dívida Líquida/EBITDA, esses possuem uma utilidade reduzida e menos eficiente no setor bancário em comparação aos outros setores.

Essa diferença se deve porque a finalidade da captação de dívidas de um banco é diferente de empresas de outros setores, isto é, o banco utiliza a captação de dívida a fim de conceder crédito e, consequentemente, gera receita com o spread bancário. Então, para analisar o nível de endividamento do setor bancário, usamos o Índice de Basileia.

 

pexels-anna-nekrashevich-6801680

O que é o Índice de Basileia?

Índice de Basileia é um indicador que mede o grau de alavancagem financeiro e capacidade de cumprir com as obrigações de pagamento (solvência) de uma instituição financeira, particularmente bancos. O Banco Central estabelece um índice que os bancos devem estar acima. No caso do Brasil, segundo Banco Data, esse índice mínimo é de 11%, isto é, para cada R$ 100 emprestados os bancos devem ter pelo menos R$ 11 como patrimônio.

 

Surgimento do Índice de Basileia

O Índice de Basileia (IB) originou-se a partir do Acordo de Capital de Basileia no qual, ao longo do tempo, tiveram 3 revisões – Basileia I, II e III – para fiscalizar e estabelecer critérios às instituições financeiras.

Como o Índice de Basileia é calculado?

  • PR: Patrimônio de referência (Nível I* + Nível II**)
  • RWA: Ativos ponderados por risco (Cálculo da exigência de capital)

*Capital principal (capital social, reservas de capital e lucros cumulados)

**Capital complementar (dívidas com vencimento superior a 5 anos)

Exemplos de Índice de Basileia