Bull Market VS Bear Market

Bull Market VS Bear Market

Bull Market e Bear Market são dois termos muito usados para descrever a situação geral do mercado e de como a economia do país está caminhando, conheça agora esses termos!

O que é Bull Market?

O Bull Market ou “mercado de touro” é o mercado de alta, significa que os investidores e o mercado em geral estão otimistas e isso é refletido nas cotações dos ativos.

O adjetivo “bullish” se refere a um bom momento da economia, no qual os preços estão subindo.

Ou seja, o Bull Market representa um mercado em ascensão, no qual os níveis de emprego são altos e a economia vai bem, trazendo novamente mais pessoas a investir na Bolsa de Valores.

Segundo alguns, a origem desse termo faz uma analogia com o ataque do touro, quando vai de baixo para cima para acertar o chifre em alguém.

O que é Bear Market?

O Bear Market ou “mercado de urso” são os ciclos de baixa da economia, significa que os investidores estão pessimistas e o mercado de ações é caracterizado por uma baixa nas cotações dos ativos.

O adjetivo “bearish” se refere a um momento de pessimismo, no qual os preços dos ativos estão caindo.

Durante o Bear Market o desemprego aumenta e as pessoas passam a vender os ativos da Bolsa de Valores, o que causa a baixa dos preços.

A origem desse termo também faz analogia ao ataque do animal, no caso do urso é um ataque de cima para baixo no seu inimigo.

Porém, a origem do termo Bear Market também está ligada a um antigo provérbio que diz:

“Não venda a pele de urso antes de pegá-lo”

Se referindo aos caçadores que vendiam a pele do urso antes mesmo de caçá-los e fazendo o paralelo com o mercado de ações, no qual os especuladores vendem ativos a descoberto antes de pagar por eles.

Ciclos do mercado

CiclodeMercado2

Em ciclos de alta o país está crescendo e o sentimento do mercado é positivo, portanto, mais pessoas começam a investir na Bolsa de Valores e os preços sobem.

O mercado acaba subindo de forma exagerada e chega em um momento de euforia, no qual as pessoas estão comprando ações por preços muito mais altos do que realmente valem.

Com a tomada exagerada de riscos, as pessoas começam a vender os ativos e o mercado de maneira geral começa a cair. Essa queda pode acontecer por diversos motivos, por algum acontecimento inesperado, como foi o caso da pandemia.

Quando o mercado chega no ponto mais baixo, os investidores enxergam uma boa oportunidade de compra, os mais experientes normalmente percebem mais cedo.

Eventualmente a tendência de baixa acaba e o mercado se estabiliza, começando um novo ciclo de alta.