CDB

CDB

O CDB é um título de renda fixa com prazo e taxa previamente conhecida muito procurado pelos investidores, conheça agora esse investimento!

pexels-pixabay-128867

O que é?

O CDB (Certificado de depósito bancário) é um título de renda fixa emitido por um banco para arrecadação de capital dos investidores.

O banco que emite um CDB deve necessariamente ser um banco de investimento ou comercial ou ainda um banco múltiplo, que possui pelo menos duas ou mais carteiras, sendo uma delas de investimento ou comercial.

Como funciona?

Através do CDB, o banco consegue captar capital dos investidores para utilizar em seus projetos.

Em troca, ele rentabiliza o investidor com uma taxa fixa, que já é conhecida no momento da compra do título.

Esse investimento é de renda fixa, o que significa que ele obedece a um prazo definido, de forma que o investidor só irá receber o retorno na data de vencimento do título.

Porém, a recompra antecipada é facultativa, ou seja, alguns bancos garantem a liquidez desse título, possibilitando ao investidor vender o CDB a qualquer momento que desejar e receber a rentabilidade de acordo com o período em que deixou o capital aplicado.

Esse investimento, por ser emitido por um banco, possui garantia do FGC, assim, o investidor está totalmente protegido se tiver até 250 mil reais investidos em apenas um CDB, com limite de 1 milhão de reais em quatro CDBs diferentes.

Devo investir em CDB?

O CDB é uma boa escolha para quem procura segurança, mas ao mesmo tempo, busca boas rentabilidades.

Sem dúvida é um investimento interessante para alocar parte do capital, porém, as valorizações encontradas na renda variável são bem mais expressivas.

Além disso, o CDB também pode ser usado para proteger o capital do investidor, como a reserva de emergência por exemplo.