CRI e CRA

CRI e CRA

O CRI e o CRA são outros títulos de renda fixa lastreados no crédito imobiliário e no crédito do agronegócio, conheça agora essas duas opções de investimento!

pexels-maitree-rimthong-1602726

O que é CRI?

O CRI (Certificado de Recebível Imobiliário) é um título de renda fixa com lastro no crédito imobiliário.

Como é um título de renda fixa, possui prazo e rentabilidade conhecidos, porém a remuneração pode ser pré-fixada, na qual o investidor já sabe, desde o início qual será a taxa de juros aplicada.

Ou pós-fixada, na qual o investidor já sabe, desde o início qual será o indicador de referência que a taxa irá seguir, que pode ser o CDI ou a taxa Selic, por exemplo.

O que é CRA?

O CRA (Certificado de Recebível do Agronegócio) é um título de renda fixa com lastro no crédito do agronegócio.

Este tipo de investimento possui as mesmas características que o CRI, porém, o setor em que é realizado o investimento é do agronegócio e não o imobiliário.

Como funciona?

Os bancos, através de financiamentos imobiliários, emprestam dinheiro para as pessoas utilizarem no setor imobiliário, comprando uma casa por exemplo.

Porém, estes financiamentos têm prazos muito longos, para que o banco não precise esperar tantos anos para receber a quantia emprestada somada aos juros, ele vende esta dívida a uma Securitizadora por um preço mais baixo.

Dessa forma, o banco recebe à vista uma parte do dinheiro que receberia daqui a muitos anos e pode utilizá-lo para as mais diversas aplicações.

A Securitizadora, comprou a dívida e receberá todo o montante no longo prazo, quando o comprador da casa pagar.

Mas, ela emite um CRI no mercado para que os investidores possam comprar o título em troca de uma remuneração.

No caso do CRA, a dinâmica é exatamente a mesma, com a diferença que o investimento será lastreado no crédito do agronegócio.

É importante ressaltar que um CRI não é emitido por um banco e sim por uma Securitizadora e, portanto, não tem garantia do FGC, só conta com a garantia real, ou seja, o ativo tangível que o comprador da casa colocou como garantia.

Em relação ao imposto de renda, como no LCI e LCA, as pessoas físicas estão isentas para esse investimento, já as pessoas jurídicas devem pagar o imposto.

Devo investir em CRIs e CRAs?

O CRI e o CRA são bons investimentos para quem procura segurança, pois têm lastro em um ativo real.

Sem dúvida é um investimento interessante para alocar parte do capital, porém, as valorizações encontradas na renda variável podem ser maiores.

Portanto, para a carteira de renda fixa, sem dúvida são boas escolhas, pois têm segurança e costumam entregar bons resultados aos investidores.