Debêntures
Debêntures
As Debêntures são títulos de renda fixa que representam a dívida de determinada empresa, conheça agora como esse investimento funciona!
O que são Debêntures?
A Debênture é mais uma opção de investimento de renda fixa, o que significa que esse ativo tem rentabilidade e prazo de investimento conhecidos.
Além disso é um título que representa a dívida de uma empresa, é semelhante a um CDB que um banco pode emitir, porém, nesse caso é um título emitido por uma instituição que não é financeira.
Ou seja, a Debênture é um instrumento de captação de dinheiro para sociedades anônimas não financeiras.
Como funciona?
Uma determinada empresa deseja captar dinheiro de terceiros para realizar algum ou alguns projetos, porém ela não deseja emitir mais ações no mercado, porque assim ela estaria ganhando mais sócios.
Para isso, ela emite uma Debênture, ou seja, um título de renda fixa representando a dívida dessa empresa.
Os investidores compram essa Debênture e financiam o projeto, em troca a empresa paga juros a esses investidores no longo prazo.
Portanto, as Debêntures são investimentos de médio e longo prazo, com prazo mínimo de 360 dias para o resgate do investimento.
Esse investimento capta dinheiro para o capital fixo da empresa, ou seja, projetos com prazos maiores, diferentemente do capital de giro, que se refere ao dia a dia das operações da empresa.
As empresas que emitem uma Debênture podem oferecer uma garantia ao investidor, que pode ser um imóvel ou até mesmo um recebível.
Ao emitir um título como esse, é necessário elaborar um documento chamado de escritura da Debênture, onde estarão descritas todas as informações importantes sobre o título.
Além disso, é necessário um agente fiduciário, uma instituição financeira contratada pela empresa que deseja emitir uma Debênture para representar os investidores e garantir a proteção deles.
Devo investir em Debêntures?
A Debênture é uma boa escolha para quem procura segurança, mas ao mesmo tempo, busca boas rentabilidades.
No momento do resgate do valor investido a empresa pode oferecer ao investidor o equivalente do que ela deve em ações da companhia, dessa forma ela não precisa tirar dinheiro para pagar o investidor, esse instrumento é chamado de Debênture conversível.
Sem dúvida é um investimento interessante, isso porque mescla a segurança de um investimento de renda fixa com a possibilidade de retornos expressivos devido às taxas de rentabilidade.
Porém, mesmo sendo um título de renda fixa é preciso lembrar que é um investimento na dívida de uma empresa e não na dívida do tesouro nacional por exemplo.
Isso significa que o risco do negócio quebrar é muito maior do que o risco de um título público federal, portanto, é necessário ter cuidado e analisar bem uma empresa e seus objetivos antes de comprar uma Debênture.