Blog Real Grana
Blog Real Grana | Mandando a Real sobre a sua Grana | Conteúdo sobre investimentos
Blog Real Grana | Mandando a Real sobre a sua Grana | Conteúdo sobre investimentos
Os derivativos são instrumentos financeiros muito importantes para vários investidores que desejam se proteger ou aumentar os seus lucros, mas você conhece esses instrumentos?
Os derivativos, como o próprio nome já diz, são contratos financeiros derivados de algum outro ativo.
Dessa forma o seu preço é derivado total ou parcialmente do preço desse ativo, que pode ser uma ação, uma commodity ou até mesmo um índice de mercado.
Os derivativos se dividem em ativos físicos, como por exemplo o petróleo e em ativos financeiros, como ações, taxas de juros, moedas, etc.
Os derivativos são usados basicamente com dois objetivos.
Para fazer hedge, como foi dito é uma proteção contra a oscilação drástica na cotação de algum ativo, o caso mais comum é fazer hedge em dólar.
Ao comprar um contrato de dólar, na realidade está comprando o direito (ou compromisso) de ter o dólar a um determinado preço, caso a moeda valorize frente ao real, o investidor estará protegido.
Existe também a estratégia de alavancagem, que busca lucrar com a variação entre o preço de aquisição e o de venda de determinado contrato, esta estratégia é muito usada pelos traders.
Mas lembre-se, investir em derivativos representa alto risco na estratégia de investimentos, é importante estudar e se preparar para colocar em prática as melhores estratégias e alcançar as metas.