Direito de subscrição de cotas

Direito de subscrição de cotas

A subscrição de cotas de FIIs é uma grande vantagem para os investidores, mas você já sabe como ela funciona?

pexels-mayofi-5972329

O que é subscrição de cotas?

A subscrição de cotas acontece quando o FII deseja adquirir certa quantia, para realizar novos empreendimentos, como a compra de mais ativos para o seu portfólio, por exemplo.

Para isso, são lançadas novas cotas no mercado, com um preço determinado e menor do que o preço atual do papel.

Porém, apenas o investidor que já é cotista do fundo tem o chamado direito de subscrição, ele recebe o direito de comprar as novas cotas pelo preço mais baixo, assim tem a oportunidade de evitar que a sua participação no fundo seja diluída.

Como funciona?

Quando as informações sobre a emissão são divulgadas é possível saber todas as datas para exercer o direito e quantas cotas o investidor poderá subscrever, essa quantidade é proporcional à quantidade de cotas que ele já possui.

Caso o investidor não queira exercer o seu direito, ele pode vendê-lo a outra pessoa que tenha esse interesse, tudo através da corretora.

Sobras de subscrição

Os direitos de subscrição que não foram exercidos e nem vendidos se tornam sobras de subscrição. As empresas podem oferecer os ativos novamente no mercado.

Os investidores que manifestarem interesse em possíveis sobras podem adquirir novas cotas. Dessa forma, além de manter o nível de participação no negócio, é possível aumentá-lo.

Ticker de direitos

Quando o investidor ganha o seu direito de subscrição, ele recebe em sua carteira um ativo com final 12, referente ao direito e na quantidade proporcional.

Então ele exerce o seu direito e o papel passa a ter final 13, apenas mais tarde, após a homologação da operação na Bolsa, será adicionado à posição do ativo base na carteira do investidor e voltará a ter final 11.