Blog Real Grana
Blog Real Grana | Mandando a Real sobre a sua Grana | Conteúdo sobre investimentos
Blog Real Grana | Mandando a Real sobre a sua Grana | Conteúdo sobre investimentos
O EBITDA é um indicador muito comum em relatórios gerenciais que demonstram os resultados de uma empresa e é muito importante para uma análise fundamentalista, conheça agora essa sigla!
O EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) ou lucro antes dos juros, tributos, depreciação e amortização é um indicador que aparece no DRE (Demonstrativo de Resultado de Exercício) de uma empresa.
Ele mostra apenas o lucro operacional da empresa, sem incluir as despesas com impostos ou as receitas provenientes de aplicações financeiras.
E sem incluir a depreciação dos ativos tangíveis (ex: Máquinas ou imóveis) e a amortização de ativos intangíveis (ex: uma dívida a longo prazo que a empresa ainda receberá).
Para calcular o EBITDA é necessário calcular outros números importantes da empresa, mas aqui apresentamos apenas a fórmula do EBITDA:
EBITDA = Lucro líquido + tributos sobre o lucro + Encargos financeiros de financiamento + depreciação + amortização.
O EBITDA é um indicador importante, porque ajuda a analisar a geração de caixa de uma empresa, medindo a eficiência do negócio.
Através do EBITDA é possível descobrir se a empresa é lucrativa considerando apenas o serviço ou produto oferecido e desconsiderando algumas variáveis complexas que atrapalham esta análise.
Porém, este indicador não deve ser usado isoladamente no momento de análise de uma empresa e sim, juntamente com outros indicadores que permitem realizar uma análise fundamentalista mais profunda.