Entenda o “Efeito Reddit” que levou as ações da GameStop a uma valorização de 1700% em pouco menos de um mês.

O "Efeito Reddit" nas ações da GameStop

Entenda o “Efeito Reddit” que levou as ações da GameStop a uma valorização de 1700% em pouco menos de um mês.

Primeiro de tudo, o que é a GameStop?

Fundada em 96, é uma tradicional rede de lojas de videogames dos EUA. Porém, seu modelo de negócio vem sendo considerado obsoleto, devido à expensão do mercado digital, que derrubou as vendas da companhia. Além disso, no ano passado, eles haviam anunciado que iriam fechar em torno de 500 lojas ao redor do mundo.

Por conta disso, os analistas previam uma queda no preço da ação da empresa. Porém, não contavam com um “pequeno” grupo de investidores da Reddit, um fórum online popular nos EUA.

Que "pequeno" grupo é esse?

Esse grupo é, na verdade, uma comunidade de investidores da Reddit, chamado de “wallstreetbets”.

O pessoal da wallstreetbets resolveu desafiar os analistas de Wall Street, que fizeram investimentos esperando uma queda nas ações da GameStop, incentivando a compra das ações da empresa na sua “pequena” comunidade de quase 3 milhões de pessoas.

Com a compra em massa de ações da GameStop, os papéis da companhia passaram a se valorizar, prejudicando quem apostava contra a empresa no mercado financeiro.

Mas como isso funciona?

Existe uma operação chamada “venda a descoberto”, onde os operadores alugam ações da empresa e vendem para outros investidores, acreditando na queda do preço. Ao final de um prazo determinado, esses operadores têm que devolver a ação para o dono original, independente da sua cotação.

Se a aposta do operador estiver certa, ele vai recomprar as ações a um preço mais baixo do que de venda, e embolsar o lucro. Esse tipo de movimento, portanto, só é positivo, quando o preço cai.

Mas com a alta das ações, como ocorreu com a GameStop, os investidores que apostaram na queda do preço das ações foram obrigados a comprar o papel a um preço maior para mitigar as perdas, num movimento conhecido como “short squeeze”.

Fonte: G1 Economia.