IMAB11
IMAB11
O IMAB11 é um ETF que investe em títulos públicos, pode ser interessante para os investidores interessados em renda fixa, conheça agora este ETF!
O que é o IMAB11?
O FIXA11 é um ETF (Exchange Traded Fund) de renda fixa, o que significa que ele acompanha os índices de renda fixa para criar a sua carteira teórica.
Este ETF reflete uma carteira teórica que contém títulos pós-fixados do Tesouro Nacional que compõe o índice IMA – B.
O Índice IMA-B é um benchmark que reflete a evolução de desempenho dos Títulos Públicos atrelados ao IPCA e à inflação.
Ou seja, este ativo reflete o desempenho de uma cesta de títulos públicos (que são ativos da renda fixa), porém o IMAB11 propriamente, é um ativo de renda variável e está sujeito à oscilação de preços.
Composição do IMAB11
O ETF é composto por 13 títulos e o peso de cada um é determinado de acordo com o índice IMA – B, além disso todos os títulos do ativo são indexados ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
Existem alguns critérios que fazem um título não entrar para a carteira teórica, são eles:
- Títulos que não foram ofertados publicamente;
- Títulos com prazo de vencimento menor do que um mês em relação ao período de vigência da carteira teórica;
- Títulos ofertados no mercado nos dois últimos dias úteis anteriores à data de revisão da carteira teórica.
Vantagens e desvantagens
Investir neste ETF tem suas vantagens e desvantagens, listamos aqui algumas delas:
Vantagens
- Baixo custo: Investir no IMAB11 é bem acessível à maior parte dos investidores, com cerca de 80 reais é possível adquirir uma cota do ETF (dados de julho de 2021);
- Diversificação: Ao investir neste ETF, o investidor consegue expor o seu capital em 13 títulos públicos diferentes;
- Tributação baixa: A tributação de renda fixa obedece à tabela regressiva, porém, ao investir no IMAB11, o investidor deve pagar apenas 15% sobre a valorização no momento da venda, uma alíquota que só seria cobrada na renda fixa após 2 anos de investimento.
Desvantagens
- Oscilação dos preços: Mesmo com a carteira composta por títulos públicos, o IMAB11 é um ETF listado em Bolsa, isso significa que o seu preço pode desvalorizar em alguns intervalos;
- Taxas: Por se tratar de um ETF, o IMAB11 pode cobrar taxas de administração e gestão, algo que deve ser considerado antes da compra.
O IMAB11 vale a pena?
Este ETF sem dúvidas consegue mesclar a segurança da renda fixa com um pouco da volatilidade da renda variável, por isso, pode ser uma boa escolha para os investidores que desejam iniciar na Bolsa de Valores, mas sem tomar muito risco.
Além disso ele apresenta uma vantagem, a de proporcionar uma oportunidade de investimento atrelado à renda fixa sem a necessidade de alocar grandes quantias.
Portanto, o IMAB11 pode valer a pena para alguns investidores, porém, aos poucos é recomendável que o investidor escolha os próprios títulos públicos que deseja colocar em carteira.
Fontes
www.suno.com.br
www.capitalresearch.com.br