Investimento em Renda fixa
Investimento em Renda Fixa
Os investimentos em Renda Fixa são muito procurados pelos investidores por sua segurança, mas você sabe como esse mercado funciona?
O que são investimentos em Renda Fixa?
Os investimentos em Renda Fixa são ativos que possuem a rentabilidade previsível, diferente da Renda variável, na Renda Fixa o investidor já sabe antecipadamente qual será a taxa de juros aplicada ao seu aporte.
A taxa de juros pode ser fixada a um percentual mensal ou seguir algum índice de referência, como a taxa Selic, o CDI, a inflação, entre outros.
Os ativos de Renda Fixa são considerados seguros por dois motivos:
- Possuem rentabilidade previsível, o investidor não será surpreendido por qualquer oscilação, como no mercado de capitais;
- O risco está atrelado à instituição que emitiu o título de renda fixa, que pode ser o tesouro nacional ou instituições financeiras como os bancos.
Com funciona a Renda Fixa?
O investimento funciona como um empréstimo do dinheiro para o agente emissor do título, em troca, o investidor recebe uma rentabilidade pelo tempo que estiver “emprestando o dinheiro”.
A quantia captada pode ser usada para financiar projetos ou desenvolver áreas específicas, como o setor imobiliário ou o agronegócio.
Esse financiamento funciona novamente através de um empréstimo em que a instituição que emitiu o título oferece o dinheiro do investidor a outra pessoa ou instituição em troca de uma rentabilidade.
O índice de referência mais comum para investimentos de Renda Fixa é o CDI (Certificado de depósito interbancário) que segue próximo a taxa básica de juros.
Portanto, é interessante buscar investimentos que tenham rentabilidade acima de 100% do CDI, caso contrário o investimento teve uma performance abaixo do principal índice do mercado.
Devo investir em Renda Fixa?
Investir em renda fixa é sempre uma opção interessante para trazer segurança à carteira, portanto a reserva de emergência pode muito bem estar exposta a algum investimento de renda fixa que supere a inflação.
Porém, com a taxa Selic baixa atualmente, os investimentos em renda fixa com altas rentabilidades começam a se tornar raros e alguns, inclusive perdem para a inflação, fazendo com que o investidor perca dinheiro com o tempo.
Portanto é interessante escolher um investimento em renda fixa que ofereça segurança e rentabilidade razoável para alocar a reserva de emergência e estudar para se arriscar em investimentos com retornos superiores.