IPCA

IPCA

O IPCA ou índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo é um índice muito utilizado pelos investidores e é o principal índice de inflação do país, entenda agora como ele funciona!

O que é o IPCA?

O IPCA é um índice calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) todos os meses e mede a variação de preços de mercado para o consumidor final e através dele é possível entender as perdas do poder de compra ao longo do tempo.

O cálculo do IPCA é feito desde 1979 e é utilizado pelo Banco Central para monitorar a inflação no país, além disso ele é muito utilizado como benchmark para diversos produtos de investimento, em especial do Tesouro Nacional, para atrair investidores que desejam proteger o capital contra o mal da inflação.

Como este índice é calculado?

O IPCA é calculado mensalmente pelo IBGE, que realiza uma pesquisa de preços em diversos estabelecimentos comerciais das categorias alimentação e bebidas, comunicação, artigos de residência, despesas pessoais, habitação, educação, saúde e cuidados pessoais, transportes e vestuário.

Cada uma destas categorias possui um peso específico para o cálculo que é determinado pelo próprio instituto de pesquisa.

Além disso o IPCA mede a inflação para famílias com 1 a 40 salários-mínimos de renda mensal que residem nas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém, Goiânia e o Distrito Federal.

É importante ressaltar que o IPCA não é o único índice de inflação existente no Brasil, outros índices são cálculos com focos um pouco diferentes.

Investimentos atrelados ao IPCA

Conhecer os investimentos que usam o IPCA como benchmark e inclusive que superam o índice em rentabilidade é muito importante para proteger o capital e encontrar boas oportunidades para alocar o capital.

Alguns produtos que são atrelados ao IPCA:

  • Investimentos no Tesouro Direto: Existem diversos produtos para investir no Tesouro Nacional e alguns deles são baseados no IPCA.
  • LCI e LCA: Alguns títulos possuem rendimentos atrelados ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), outros ao IPCA, além disso, possuem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
  • Fundos de Investimento (FI): Alguns fundos de investimento em renda fixa possuem rendimento atrelado ao IPCA também.

Conclusão

O IPCA é um dos índices que mede a inflação no Brasil, porém é o principal e utilizado pelo Banco Central.

Quando o índice sobe as pessoas perdem poder de compra, pois os preços sobem de maneira geral e agora é necessário mais dinheiro para comprar a mesma quantidade de bens.

É importante destacar que, em uma economia saudável, ocorre baixa inflação e não deflação (inflação negativa), cenário no qual os preços caem.

Um investidor de sucesso precisa dar atenção à inflação e aos investimentos que são atrelados ao IPCA, em cenários de inflação alta, ter um investimento com IPCA como benchmark pode ser interessante.

Fontes

www.btgpactualdigital.com