Jorge Paulo Lemann

Jorge Paulo Lemann

Você já deve ter ouvido falar no megaempresário Jorge Paulo Lemann, conheça agora um pouco mais sobre a sua história!

O presidente da Fundação Lemann, Jorge Paulo Lemann, durante encontro com o educador e professor norte-americano Salman Khan, fundador da Khan Academy, no MEC.

Quem é Jorge Paulo Lemann

Jorge Paulo Lemann é um empresário e investidor brasileiro, tem uma fortuna estimada de 22,8 bilhões de dólares e foi considerado pela Forbes como o segundo brasileiro mais rico do país em 2019.

História

Nasceu no dia 26 de agosto de 1939 no Rio de Janeiro, desde criança teve uma vida boa, seus pais eram suíços, por isso Jorge possui nacionalidade suíça também. Na sua juventude participou e ganhou campeonatos de tênis.

Depois de se formar na escola americana do Rio de Janeiro foi estudar economia na Universidade de Harvard. Jorge terminou o curso em menos tempo que o normal pois achava aquilo chato se comparado à sua vida no Rio e depois de formado foi trabalhar na Credit Suisse, porém ficou apenas 7 meses.

Jorge foi tenista profissional por um tempo, mas acabou desistindo desta ideia porque não poderia ser um dos melhores nisso.

 Em 1967 foi oferecido a ele 13% de participação para trabalhar na corretora LIBRA, porém depois de um tempo, vendeu a sua participação e conseguiu 200.000 dólares, agora desejava comprar um corretora de valores, então juntou outros investidores e com 800.000 dólares em 1971 compraram a corretora Garantia, porém dois meses depois da compra a bolsa despencou e continuou caindo por 18 meses.

Jorge Paulo Lemann mudou muitas coisas na corretora e estimulou metas claras na empresa usando a cultura do banco Goldman Sachs, e nos primeiros anos foram contratados dois funcionários importantes, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira que futuramente se tornaram sócios de Jorge.

Em 1983 o Garantia adquiriu as lojas americanas e Beto Sicupira ficou responsável pela nova empreitada. Em 1989 o Garantia adquiriu a Brahma e o responsável foi O Marcel Herrmann Telles. Os negócios foram crescendo com o novo modelo de gestão que Jorge e os amigos estavam usando e em 1994, 7% de todo o volume negociado na bolsa passou pelo banco Garantia.

Porém nesse ano Jorge sofreu um ataque cardíaco e precisou se afastar dos negócios. Ao longo dos anos os colaboradores foram aumentando o nível de luxo em suas vidas, ao contrário do que a cultura do banco pregava, e pouco a pouco o banco Garantia foi perdendo força e credibilidade até um momento em que foi vendido para o banco Credit Suisse.

A Bhrama cresceu muito com estratégias de marketing e em 1999 comprou a Antártica formando assim a AmBev e em 2001 a empresa começou a se expandir pelo a América latina e pelo mundo.

Em 2012 Jorge se afastou de seus negócios anteriores e passou a se dedicar a projetos de educação, em suas fundações, a fundação estudar e a fundação Lemann.

Ensinamentos

Jorge Paulo Lemann teve 6 filhos ao longo de sua vida e hoje mora em uma casa simples em Zurich na Suíça com sua esposa. Jorge mantém uma dieta saudável e até hoje não consome álcool.

Ele traz vários ensinamentos a quem analisa os seus feitos, durante o crescimento de suas empresas sempre pensava por que começar do zero se é possível aprender com os que tiveram sucesso? Ou seja Jorge sempre buscou aprender com quem já estava no ramo, mesmo em outro país para assim implementar os seus negócios no Brasil.

Em suas empresas sempre deram importância para a simplicidade, sem grandes extravagâncias e ele acredita em oferecer salários um pouco mais baixos aos funcionários, porém grandes bônus e oportunidades de crescer na empresa, porque assim, mantém o empregado engajado e com vontade de subir na empresa.

Frase de Jorge Paulo Lemann

“Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho”.