Letra financeira

Letra financeira

A Letra financeira é um título de renda fixa popular entre os investidores com uma quantia maior para investir, conheça agora esse tipo de investimento!

pexels-kuncheek-210990

O que é?

A Letra financeira é um título de renda fixa que busca retornos de longo prazo, nesse tipo de investimento o investidor não deve precisar do dinheiro logo e sim deixá-lo aplicado por mais tempo.

É um título semelhante ao CDB, também é emitido por bancos, mas possui algumas características próprias.

Como funciona?

Esse tipo de investimento é focado no longo prazo e possui restrições em relação ao capital mínimo que pode ser investido.

O valor mínimo de investimento é de R$ 150.000,00 ou de R$ 300.009,00 se houver cláusula de subordinação.

A cláusula de subordinação determina que o investidor será o último a receber em caso de falência da instituição, o que significa um risco maior e, portanto, retornos maiores também.

O prazo mínimo de uma LF é de 24 meses e não há liquidez antecipada, ou seja, o investidor não pode resgatar o dinheiro mais cedo.

Além disso, esse tipo de investimento não conta com o FGC (Fundo Garantidor de Crédito), como acontece com o CDB.

O imposto de renda para as LF segue a regra estabelecida em uma tabela chamada tabela regressiva de I.R., mas o imposto será sim cobrado.

Mesmo com prazo mínimo de 24 meses, é possível o pagamento de cupom periódico, ou seja, dentro do prazo de investimento, a instituição paga os juros ao investidor com determinada frequência.

Conclusão

As LF são um tipo de investimento em renda fixa que têm foco no longo prazo e conta com grandes valores de investimento.

São uma boa opção para o investidor que possui esse dinheiro e que entende que não precisará dele tão cedo, pois não terá liquidez.

É importante lembrar que é desejável ter boa parte da carteira em ativos líquidos, para conseguir resgatar o dinheiro, se necessário.