Liquidez dos FIIs

Liquidez diária nos FIIs

A liquidez é um parâmetro importante para analisar determinado ativo, conheça agora o seu significado!

pexels-pixabay-210600

O que é Liquidez diária?

A liquidez diária é uma forma de medir a facilidade de se resgatar o valor investido (ou parte dele) a qualquer momento que desejar.

Ao escolher investimentos com alta liquidez o investidor tem a segurança de saber que ao retirar o dinheiro, ele realizará tudo aquilo que aquele investimento rendeu durante o intervalo de tempo e não será prejudicado por tirar o dinheiro cedo demais (como acontece em aplicações no tesouro direto, por exemplo).

Em alguns casos, a alta liquidez pode estar associada a menores rendimentos vindos do ativo, dada a vantagem de retirar o dinheiro com o rendimento prometido a qualquer momento, por isso é importante diversificar a carteira e deixar pelo menos uma parte dos recursos em investimentos com alta liquidez.

É recomendado deixar a reserva de emergência em investimentos seguros e com alta liquidez justamente por isso, para que o dinheiro esteja sempre seguro e possa ser facilmente recuperado.

Tá, mas o que tem a ver com FIIs?

A liquidez diária também se aplica às ações e aos FIIs, porque se o ativo tiver uma liquidez diária baixa, isso significa que há pouco dinheiro trocando de mãos na compra ou venda daquele FII, e assim conseguir comprá-lo ou vendê-lo pode não ser tão rápido quanto o investidor deseja ou precisa, principalmente se a transação for de uma grande quantia.

Portanto, é importante dar uma atenção à liquidez do fundo que se deseja comprar ou vender, para não ficar com o dinheiro “preso” sem poder usá-lo.