Marcio Kumruian
Marcio Kumruian
Marcio Kumruian é um empresário brasileiro de muito sucesso, é o cofundador e CEO da Netshoes, um e-commerce gigante de artigos esportivos, conheça agora a história dele!
História
Marcio nasceu em 1974 em São Paulo e aos 17 anos começou a trabalhar no centro da cidade em uma loja de calçados, lá ele aprendeu muito sobre a venda de calçados e sobre os consumidores.
Enquanto trabalhava, Marcio estudou e se formou em economia e aos 25 anos ele e seu primo chamado Hagop abriram a própria loja de calçados usando uma parte do estacionamento de seu tio.
Após algum tempo, a empresa conseguiu abrir mais unidades físicas, chegando a ter 10 lojas funcionando ao mesmo tempo.
Mais tarde eles investiram no comércio eletrônico, na época estavam surgindo as primeiras conexões de banda larga, porém os dois primeiros meses foram bem difíceis, vendendo muito pouco.
Mas a situação mudou, fazendo com que a venda online aumentasse muito mais rápido do que a venda física.
Percebendo a popularidade das vendas através da internet e de como essa forma tinha margens cada vez maiores, Marcio decidiu vender as lojas físicas e utilizar apenas a venda online.
A Netshoes conseguiu se colocar como um dos primeiros e-commerces do país e obteve muito sucesso, apostando também em outros produtos, além de calçados.
A empresa cresceu tanto que em certo momento não vendia apenas os seus produtos dentro do site, mas permitiu que outras marcam também vendessem, se tornando um marketplace desse segmento.
Mais tarde, com o mercado brasileiro já conquistado, a empresa decidiu partir para a Argentina e para o México, expandindo as suas operações, além disso, a empresa recebeu aportes de alguns fundos de investimentos importantes.
A empresa então chegou à marca de 1 bilhão de faturamento, porém todo o sucesso não se traduziu em lucro para a empresa, de forma que todo o lucro foi reinvestido nas suas operações para buscar um alto crescimento, se espelhando na estratégia de empresas como a Amazon.
Em 2017, a Netshos abriu o capital na Bolsa de Valores de Nova York, algo inédito para um e-commerce brasileiro, e a abertura foi um sucesso atraindo outros grandes fundos de investimentos para a empresa.
Porém, um tempo depois da abertura, a empresa declarou um prejuízo acumulado de 230 milhões de reais, causando uma grande pressão por parte dos investidores.
Até aquele momento, a empresa trabalhava com antecipação de recebíveis, antecipando o valor das compras parceladas junto às operadoras de cartão de crédito, o que tirava uma parte do lucro, porém dava uma receita que permitia continuar com os seus investimentos.
Ao acabar com essa prática, o caixa da empresa diminuiu consideravelmente e os investidores questionaram a saúde financeira da empresa.
Em julho de 2019, a empresa foi vendida para a Magazine Luiza por 115 milhões de dólares, assim a Magalu se tornou a maior rede de comércio eletrônico de calçados, roupas e artigos esportivos do Brasil.
Hoje, Marcio já não atua mais na empresa e se dedicou a outros projetos, mas não parou de trabalhar.
Frase
“Ousadia e inconformismo fazem parte do nosso DNA. Se você está cumprindo o que planejou, o lucro é uma questão de tempo.”