Mercado a termo
Mercado a termo
O Mercado a termo é um tipo de operação de compra ou venda de um derivativo em data futura, saiba mais como ele funciona!
O que é Mercado a Termo?
No Mercado a termo a compra acontece de forma semelhante a um cartão de crédito, pois você escolhe o ativo na data atual por um determinado preço, porém só pagará por ele no futuro.
É importante ressaltar que neste tipo de operação existe o compromisso de comprar ou de vender determinado ativo a um preço combinado e não o direito de se realizar a operação, ou seja, uma vez combinado, as partes devem cumprir o contrato.
Esse tipo de contrato é muito comum entre uma instituição financeira e uma empresa que busca fazer hedge (uma proteção contra a oscilação de algum ativo, como o dólar por exemplo)
Como funciona?
Este tipo de contrato envolve duas partes:
- O comprador, que deseja comprar o ativo, porém só pagará por ele no futuro;
- O vendedor, que possui o ativo e está disposto a vendê-lo e receber depois.
O comprador deseja comprar o ativo, mas muitas vezes não tem o dinheiro suficiente no momento e por isso, deixa algum ativo como garantia (a garantia podem ser outras ações por exemplo), além de pagar uma taxa de juros no período do contrato.
O vendedor se interessa nesse tipo de operação pois o risco do seu ativo cair ou subir não é mais importante, já que está combinado que ele receberá determinado valor no futuro, independente do valor de mercado daquele ativo.
O papel da corretora é justamente juntar essas duas partes para que a operação aconteça.
Esse contrato não é padronizado, isso significa que as partes podem definir livremente o preço e a data de pagamento.
O prazo para um termo pode variar de 16 a 999 dias e os direitos e proventos relacionados ao detentor do ativo nesse prazo já são todos do comprador.
O Mercado a termo é uma forma muito interessante de comprar ativos e pagar por eles apenas no futuro, porém é uma operação de risco e deve ser realizada com muito cuidado!