Mercado de opções
Mercado de opções
O Mercado de opções é mais um tipo de operação de compra ou venda de um derivativo, conheça agora como ele funciona.
O que é o Mercado de opções?
No mercado de opções, a negociação é feita com base no direito de comprar ou vender um ativo a um preço determinado, a principal diferença em relação ao mercado a termo e futuro é que nessa modalidade não há obrigação de exercer esse direito.
As opções, assim como os outros mercados de derivativos são uma ótima forma de realizar uma proteção da carteira (hedge) ou de realizar uma alavancagem para lucrar.
Como funciona?
Esse mercado apresenta alguns conceitos importantes que só funcionam para as opções, são eles:
- Ativo – objeto: é o ativo que está sendo negociado (Ex: ações);
- Titular: é quem compra a opção (ao comprar a opção, ganha o direito de comprar ou vender o ativo-objeto);
- Lançador: é quem vende a opção ao Titular, dando a ele o direito de comprar ou vender o ativo-objeto;
- Prêmio: é o valor pago pelo Titular para o Lançador, pelo direito de comprar ou vender o ativo-objeto;
- Call (opção de compra): são as opções que dão ao Titular o direito de compra do ativo-objeto por um preço prefixado e o Lançador tem a obrigação de vender o ativo-objeto;
- Put (opção de venda): são as opções que dão ao Titular o direito de venda do ativo-objeto por um preço prefixado, assim o Lançador tem a obrigação de comprar o ativo-objeto;
- Strike ou strike price: é o preço de exercício da opção, ou seja, o Strike é o preço prefixado pelo qual o ativo-objeto poderá ser comprado ou vendido no exercício da opção.
Vale a pena investir em opções?
Como em qualquer investimento, é necessário conhecer o seu perfil de investidor e estudar bem o mercado antes de investir.
Porém, no mercado de opções é possível investir em várias tendências de mercado diferentes, tanto na alta, como na baixa.
Além disso, diferente do mercado a termo e futuro, no mercado de opções o Titular compra o direito de comprar ou vender o ativo-objeto e não a obrigação, dessa forma caso não aconteça o esperado, ele pode não exercer o direito e o seu prejuízo será apenas o valor do prêmio.
Portanto, seja para fazer um hedge ou para alavancagem, as opções podem ser uma boa escolha para alocar o capital, sempre estudando e diversificando a carteira.