Miguel Gellert Krigsner

Miguel Gellert Krigsner

Miguel Gellert Krigsner é um empresário brasileiro nascido na Bolívia, é fundador da rede O Boticário e em 2014 entrou para a lista dos bilionários da revista Forbes, conheça agora a sua história!

História

Miguel nasceu no dia 9 de janeiro de 1950 em La Paz, Bolívia, os seus pais, que eram de origem judaica, se estabeleceram no país fugindo da perseguição que acontecia na Europa da época.

Aos onze anos, Miguel e sua família se mudaram para o Brasil, na cidade de Curitiba, no Paraná. Lá, seu pai abriu um comércio de roupas, onde Miguel trabalhou durante a adolescência.

Mais tarde ele começou a cursar farmácia e bioquímica na UFPR (Universidade Federal do Paraná). A sua primeira opção era estudar medicina, porém não foi aprovado.

Durante a graduação, ele trabalhou em um laboratório e em uma indústria farmacêutica, o que possibilitou muito aprendizado dentro da área farmacêutica.

Porém, ele decidiu empreender e usando US$ 3 mil emprestados de um tio, ele abriu uma farmácia de manipulação em março de 1977, a primeira loja de O Boticário.

Após dois anos de crescimento da empresa, Miguel lançou a sua primeira colônia, a Acqua Fresca.

Nesta mesma época, Miguel fez um negócio com Silvio Santos e adquiriu mais de 60 mil embalagens de perfume para lançar o Acqua Fresca.

O apresentador estava se desfazendo dos frascos de uma ideia de negócio anterior e queria vende-los. Assim, Miguel comprou de forma parcelada sem saber se teria sucesso nas vendas.

Porém, as vendas foram ótimas e ele conseguiu pagar as parcelas combinadas e devido ao sucesso evidente da empresa, o negócio ganhou outra loja, localizada no aeroporto internacional Afonso Pena, em pouco tempo os produtos de O Boticário passaram a viajar pelo Brasil nas malas dos passageiros e comissários de bordo.

Graças a mais este sucesso, a empresa decidiu adotar o modelo de franchising em 1980, com a primeira loja na cidade de Brasília. Além disso a empresa também investiu na construção de uma grande fábrica em Curitiba.

Assim, em apenas cinco anos, a empresa se tornou uma rede com mais de 500 lojas pelo Brasil e abriu a primeira loja em Portugal.

Com todo o crescimento, a empresa chegou à marca de 2100 lojas em 2002 e foi pioneira na criação de uma loja virtual.

Em 2006, a empresa foi premiada como varejista do ano em uma premiação nos Estados Unidos e em 2011, alcançou 3 mil lojas.

Hoje, O Boticário se tornou um grupo e possui marcas próprias como a Eudora, The Beauty Box, quem disse Berenice? E Vult cosméticos.

Desde 2010, a marca O Boticário é a maior rede de franquias do País.

E Miguel se tornou um dos empresários mais ricos do Brasil, é estimado que sua fortuna chegue a US$ 1,5 bilhões atualmente.

Em 2011, Miguel criou o museu do holocausto em Curitiba, para homenagear o povo judeu. Também criou a fundação Boticário, que recebe 1% de todas as vendas do grupo e é voltada para a preservação ambiental.

Hoje, Miguel é presidente do conselho da empresa, porém não está mais no comando do negócio.

Frase

“As pessoas são fundamentais na construção de uma grande marca, de um empreendimento, uma empresa são apenas paredes se não levarmos as pessoas em conta”

Fontes

Vídeo do Canal Passo a Passo Empreendedor