Nota promissória

Nota promissória

As Notas Promissórias são outros títulos de renda fixa que representam a dívida de determinada empresa, conheça agora como esse investimento funciona!

pexels-anna-nekrashevich-6801682

O que são Notas Promissórias?

A Nota Promissória ou Commercial Paper é mais uma opção de investimento de renda fixa, o que significa que esse ativo tem rentabilidade e prazo de investimento conhecidos.

Além disso é um título que representa a dívida de uma empresa, é semelhante a um CDB que um banco pode emitir, porém, nesse caso é um título emitido por uma instituição que não é financeira.

Ou seja, a Nota Promissória é um instrumento de captação de dinheiro para sociedades anônimas não financeiras.

As Notas Promissórias funcionam de forma muito semelhante às Debêntures, porém existem algumas diferenças importantes.

Como funciona?

Uma determinada empresa deseja captar dinheiro de terceiros para bancar as suas operações do dia a dia, porém ela não deseja emitir mais ações no mercado, porque assim ela estaria ganhando mais sócios.

Para isso, ela emite uma Nota Promissória, ou seja, um título de renda fixa representando a dívida dessa empresa.

Os investidores compram essa Nota Promissória e em troca, a empresa paga juros a esses investidores no curto prazo.

Portanto, as Notas Promissórias são investimentos de curto prazo, com prazo mínimo de 30 dias para o resgate do investimento.

O prazo máximo para o resgate do investimento é de 180 dias para empresas S.A. de capital fechado e de 360 dias para empresas S.A. de capital aberto.

Esse investimento capta dinheiro para o capital de giro da empresa, que se refere ao dia a dia das operações da empresa, diferentemente do capital fixo, que é destinado a projeto com prazos maiores.

As Notas Promissórias não oferecem uma garantia real ao investidor, como acontece nas Debêntures, portanto, para investir em um título como esse é necessário confiar na empresa.

Além disso, esse título também não conta com a garantia do FGC, pois não é um título emitido por bancos.

O imposto de renda para esse tipo de investimento obedece a tabela regressiva de IR (Imposto de Renda), porém, como o prazo máximo da Nota Promissória é de 360 dias, a alíquota mínima de imposto é de 20%

Devo investir em Notas Promissórias?

A Nota Promissória é uma boa escolha para quem procura segurança, mas ao mesmo tempo, busca boas rentabilidades.

Sem dúvida é um investimento interessante, isso porque mescla a segurança de um investimento de renda fixa com a possibilidade de retornos expressivos devido às taxas de rentabilidade.

Porém, mesmo sendo um título de renda fixa é preciso lembrar que é um investimento na dívida de uma empresa e não na dívida do tesouro nacional por exemplo.

Isso significa que o risco do negócio quebrar é muito maior do que o risco de um título público federal, portanto, é necessário ter cuidado e analisar bem uma empresa e seus objetivos antes de comprar uma Nota Promissória.