Operar vendido
Operar vendido
Operar vendido ou operar short é uma operação da bolsa de valores que os investidores utilizam quando desejam lucrar com a queda na cotação dos ativos, entenda agora como isso funciona!
O que é operar vendido?
Operar vendido é uma estratégia dos investidores para lucrar com a desvalorização de ações na bolsa de valores.
Às vezes os ativos dão sinais que sofrerão uma queda, assim, o investidor que percebe isso antes pode montar uma posição e lucrar com este movimento.
Porém, a previsão pode estar errada e nesse caso o investidor que apostou na queda da cotação do ativo terá prejuízo na operação.
Como funciona?
Para operar vendido, o investidor deve vender um ativo que não tem em carteira, para recomprá-lo no futuro.
Caso o investidor venda um ativo que ele já tem em carteira, não estará operando vendido, mas apenas zerando a sua posição naquele ativo.
Para vender um ativo que ele não tem, é preciso utilizar o recurso de aluguel de ações, ou seja, o investidor “pega emprestado” essas ações de outra pessoa e utiliza na sua operação.
Assim, quem pega emprestado é chamado de tomador e deve pagar uma taxa de aluguel ao doador para utilizar o ativo.
E quem empresta é o doador, que disponibiliza o ativo para o aluguel em troca de uma remuneração e continua com todos os benefícios do ativo, como receber dividendos e juros sobre capital próprio.
No futuro, o tomador deverá comprar o ativo que vendeu, e, caso o preço realmente tenha desvalorizado, ele terá obtido lucro, pois na prática o preço de venda foi mais alto do que o de compra.
Mas, se o ativo valorizar, ela terá prejuízo, pois o preço de venda foi menor do que o preço de compra.
Devo operar vendido?
Operar vendido é um movimento bastante interessante para ganhar dinheiro na bolsa de valores e é realizado por muitos traders pelo país.
Porém, é uma operação de alto risco, porque caso a previsão do investidor esteja errada e a ação se valorize, ela terá prejuízo.
Além disso, quanto mais a ação se valorizar, maior será o prejuízo, por isso é muito importante enviar uma ordem de stoploss no homebroker em que o investidor programa qual é o preço máximo que deseja pagar por aquela ação.
Por outro lado, o lucro máximo nessa operação aconteceria quando o preço do ativo chegasse a zero.
Portanto, operar vendido é uma operação que permite realizar grandes lucros, mas deve ser feita com muito cuidado e estudo para vender os ativos certos.