Resumo semanal – (04/10 – 08/10)
Resumo semanal - (04/10 - 08/10)
Mais aquele resuminho da hora com o que rolou essa semana no mercado, na bolsa e no mundo, meus amigos!
Ibovespa
- Semaninha que começou com queda e recuperou no último dia, após uma perspective positiva do mercado com relação à inflação brasileira e divulgações do payroll nos Estados Unidos. Com isso nosso principal índice aqui no Brasil fechou a semana quase que estável, com uma leve queda de -0,06%, aos 112.833 pontos.
- Nos EUA, mercados foram pressionados durante a semana pelo impasse do teto de dívidas, que foi resolvido com uma resolução temporária. O Senado americano aprovou uma medida pra elevar o teto por US$ 480 bilhões, evitando assim um calote. Porém, o acordo é de curto prazo e deve ser resolvido até 03/12.
Destaques da semana
Bolsas mundiais
Retornos de preço em dólar
Economia
- O IPCA registrou alta de 1,16% no mês de setembro e de 10,25% no comparativo anual. Porém, essa alta é uma notícia boa, pois veio abaixo do esperado. Campos Neto, presidente do BC, declarou que a inflação do IPCA teria seu pico em setembro, e então começaria a desacelerar aos poucos. Ele afirmou que a política monetária será ajustada visando cumprir a meta de inflação pra 2022, que é de 3,5%.
- A produção industrial brasileira recuou 0,7% entre julho e agosto.
- As vendas no varejo despencaram em agosto, com queda de 2,5% no mês.
- Atividade industrial é afetada pelos gargalos nas cadeias de suprimentos e a crise hídrica-energética.
- Dólar fechou a semana com uma alta de +2,03% em relação ao Real, em R$ 5,36.
Política
- Congresso discute a mudança do ICMS sobre os combustíveis com o objetivo de reduzir os preços ao consumidor. A proposta do presidente da Câmara, Artur Lira, inclui usar como base tributária os preços médios dos combustíveis dos últimos 2 anos, ao invés da média dos últimos 15 dias. De acordo com o parlamentar, pode reduzir o preço da gasolina ao consumidor em cerca de 8%.
- Também nessa semana, a Petrobrás anunciou aumentos nos preços da gasolina e do gás, o que deve pressionar a inflação.
Internacional
- Nos EUA, divulgação do Payroll veio muito abaixo das expectativas por mais um mês, tendo registrado criação de apenas 194 mil novos postos de trabalho. Enquanto isso, o índice de gerentes de compras (ISM) de serviços seguiu indicando expansão em setembro.
- Na Europa, PMIs de setembro na indústria e em serviços registrou expansão no mês, mas também as vendas no varejo na Zona do Euro ficaram abaixo da expectativa. Além disso, a crise energética continua a afetar os sentimentos por lá. O preço do gás natural chegou a subir 40% em um dia.
- Na China, enquanto a situação financeira da incorporadora Evergrande continua a reverberar pelos mercados, a alta dos preços de energia e políticas de racionamento em diferentes regiões do país (impulsionado pela diretriz de redução de poluentes no país) tornam-se risco crescente à atividade econômica chinesa.
Expectativas para a próxima semana
Brasil
- CPI da Pandemia chegando ao final.
- PEC dos Precatórios deve seguir pra votação em breve.
- Proposta de alteração no ICMS deve seguir em discussão.
- Divulgação da Pesquisa Mensal de Serviços.
- IBC-Br (proxy mensal do PIB) referente ao mês de agosto.
Mundo
- Nos EUA, FOMC e inflação ao consumidor e ao produtor, e das vendas do varejo.
- Dados de produção industrial de agosto na zona do euro.
- Inflação de setembro na Alemanha.
- Dados de setembro do setor externo e inflação ao consumidor na China.
Fontes
https://conteudos.xpi.com.br/economia/economia-em-destaque-crise-energetica-traz-volatilidade-aos-mercados-globais-enquanto-inflacao-surpreende-positivamente-no-brasil/
https://conteudos.xpi.com.br/acoes/relatorios/resumo-da-semana-ibovespa-fecha-a-semana-estavel/
https://www.infomoney.com.br/ferramentas/altas-e-baixas/