Resumo Semanal – (06/09 – 10/09)
Resumo Semanal - (06/09 - 10/09)
Segue mais aquele resuminho show de bola sobre o que rolou no mercado, na bolsa e no mundo nessa semana encurtada pelo feriado de 7 de setembro!
Ibovespa
- Semana que contou com feriado de 7 de setembro, que as manifestações e os discursos do presidente Already Go Pocketnaro (Ja-ir Bolso-naro, em português) criaram certas tensões entre os poderes constitucionais. No dia 08, logo depois disso, a bolsa tava caindo -3,8%, só pra você entender. Mas, o vampiro Michel, sem Temer nada, veio mais um vez pra salvar a pátria. Ele bateu um papo com o atual presidente e convenceu ele a dar um discurso mais de boas, que até fez a bolsa subir, mas não o suficiente, e fechamos a semana com queda de -2,3%, aos 114.286 pontos.
Destaques da semana
Bolsas mundiais
Retornos de preço em dólar
Economia
- IPCA surpreendeu e subiu 0,87% em agosto. A piora da dinâmica da inflação pressiona a política monetária, o que leva os mercados a discutir a possibilidade de aceleração do ritmo de alta da Selic pelo Banco Central pra acima de 1pp por reunião. O aumento da inflação também eleva preocupações com o risco fiscal, uma vez que significa mais gastos públicos futuros. Além disso, a elevação da Selic para levar a inflação para a meta também significa mais gastos com o serviço da dívida pública.
- Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de julho surpreendeu com expansão do número ampliado da ordem de 1,1%, contra queda de 2,1% no mês anterior. A melhora foi reflexo da melhora na mobilidade, estímulos fiscais do governo e melhora nos níveis de emprego.
- Dólar fechou a semana com uma alta de +1,04% em relação ao Real, em R$ 5,25.
Política
- As tensões políticas aumentaram nessa semana após as manifestações de 7 de setembro, quando o presidente Already Go Pocketnaro (Ja-ir Bolso-naro, em português) fez alguns discursos polêmicos. Mas, Michel, sem Temer nada, foi conversar com o atual presidente e conseguiu dar uma acalmada nos ânimos.
- O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, cancelou as sessões do restante da semana em função do tensionamento do clima político.
- O presidente do STF, Luiz Fux, fez um pronunciamento em crítica ao discurso do presidente dizendo que o “desprezo às decisões judiciais” representa um “atentado à democracia e configura crime de responsabilidade a ser analisado pelo Congresso Nacional”. E aí, será que vem treta?
Internacional
- Num cenário diplomático, Biden e Xi Jinping conversaram essa semana, depois de 7 meses de “DR”. Segundo a Casa Branca, Biden utilizou a oportunidade para manifestar frustração sobre falta de cooperação em áreas como segurança cibernética, apesar das crescentes tensões entre os países.
- Na Europa, tivemos a manutenção das taxas de juros pelo Banco Central Europeu (BCE). Outro destaque tem sido a resiliência da economia, mesmo diante do espalhamento da variante delta do Coronavirus.
- No Japão, a economia cresceu mais rápido do que o inicialmente estimado no segundo trimestre, com destaque pra gastos de capital sólidos.
Expectativas para a próxima semana
Brasil
- Discussões sobre o Orçamento pra 2022.
- Entre os indicadores econômicos, teremos: IBC-Br, proxy mensal do PIB do Banco Central, e a Pesquisa Mensal de Serviços.
Mundo
- Atividade e inflação nos EUA e na Europa.
- Discussão do Plano das Famílias Americanas no Congresso deve seguir.
Fontes
https://conteudos.xpi.com.br/economia/economia-em-destaque-surpresa-na-inflacao-de-agosto-e-turbilhao-politico/
https://conteudos.xpi.com.br/acoes/relatorios/resumo-da-semana-ibovespa-fecha-em-queda-de-23/
https://www.infomoney.com.br/ferramentas/altas-e-baixas/