Resumo semanal – (11/10 – 15/10)
Resumo semanal - (11/10 - 15/10)
Confira mais aquele resuminho do que rolou na semana!!
Ibovespa
- Finalmente uma alta considerável na semana pros investidores, nosso querido índice Bovespa ultrapassou novamente a marca dos 114 mil pontos, fechando a semana em 114.648, especificamente, que é uma alta de +1,6%.
- Mesmo com as preocupações domésticas por aqui em relação ao risco fiscal e a inflação, a bolsa conseguiu puxar altas por causa do mercado externo, que veio forte. O motivo foi a divulgação de resultados trimestrais robustos de bancos americanos, e a divulgação das vendas no varejo dos EUA, que subiram 0,7% em setembro.
Destaques da semana
Bolsas mundiais
Retornos de preço em dólar
Economia
- O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) recuou 0,15% entre julho e agosto. Em comparação com agosto de 2020, houve crescimento de 4,7%.
- Mesmo que os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE, tenham sido positivos, que registrou alta de 0,5% em agosto e de 16,7% no comparativo anual, o IBC-Br foi puxado pra baixo pelos resultados negativos da indústria e vendas no varejo (divulgados na semana passada).
- Dólar fechou a semana com uma queda de -0,85% em relação ao Real, em R$ 5,46.
Política
- Câmara aprovou projeto que muda tributação do ICMS de combustíveis, que propõe cobrança com alíquota fixa por 12 meses, determinada pelo estado, sobre o preço médio do combustível praticado nos últimos dois anos, havendo também a previsão de um teto pra esse valor, correspondente à alíquota cobrada em 31 de dezembro de 2020, aplicada o preço médio cobrado em 2019 e 2020. Se realmente acontecer, estima-se que poderá haver redução média de 8% na gasolina comum, 7% no etanol hidratado e 3,7% no diesel tipo “B”.
- Ficaremos de olho também na CPI da pandemia, em que o senador Renan Calheiros deve apresentar relatório final na próxima semana.
- Pocketnaro falou que vai falar pro ministro de Minas e Energia voltar a bandeira normal no mês que vem.
Internacional
- Nos EUA, o CPI apresentou elevação de 0,4% entre agosto e setembro e acumulou alta de 5,4% em 12 meses. A medida de núcleo da inflação avançou 0,2% na comparação mensal, que significa aumento de 4,0% em 12 meses. Os dados desagregados apresentaram sinais mistos, com destaque pra elevação significativa nos preços de alimentação no domicílio e em aluguéis, e queda acentuada dos preços de veículos usados e passagens aéreas.
- Na Europa, a produção industrial de agosto caiu 1,6%, enquanto a economia do Reino Unido voltou a crescer em agosto (0,4%).
- Na China, o crescimento das exportações acelerou mais que o esperado em setembro, registrando alta de 28,1% no comparativo anual. Índice de Preços ao Produtor da China (PPI) registrou elevação anual de 10,7% e Índice de Preços ao Consumidor (CPI) recuou 0,7%, em setembro.
Expectativas para a próxima semana
Brasil
- Tramitação da PEC dos Precatórios na Câmara e do PL do ICMS de combustíveis no Senado.
- Discussões sobre a possível extensão do auxílio emergencial.
- Divulgação da arrecadação federal de setembro.
Mundo
- Na China, divulgações do PIB do 3T, vendas no varejo e produção industrial de setembro.
- Nos EUA, publicação do Livro Bege pelo FED e dados de produção industrial de setembro.
- Na Europa, inflação ao consumidor de setembro e as prévias dos índices de gerentes de compras (PMIs).
Fontes
https://conteudos.xpi.com.br/economia/economia-em-destaque-cenario-global-segue-marcado-pela-alta-de-custos-enquanto-dados-indicam-atividade-perdendo-forca-no-brasil/
https://conteudos.xpi.com.br/acoes/relatorios/resumo-da-semana-ibovespa-fecha-a-semana-em-alta-de-16/
https://www.infomoney.com.br/ferramentas/altas-e-baixas/