Confira um resumo da semana com os principais destaques do que rolou no mercado e no mundo.
Ibovespa
Semana marcada com as férias da bolsa, que abriu pra operações só na quarta, dia 17, por meio período. Mesmo assim, fechou em queda de -0,8%, aos 118.431 pontos.
O CSI 300 superou pico de 2007, porém fechou com uma queda de -0,5%. Nos EUA, o S&P 500 e a Nasdaq caíram -0,7% e -1,6%, respectivamente. Já na Europa, houve ganho de +0,5%, reagindo positivamente a resultados trimestrais otimistas.
BOLSAS MUNDIAIS
Mercado
Vale (VALE3) fechou acordo de R$ 37,7 bilhões com o governo de MG a fim de reparar os impactos do rompimento da barragem em Brumadinho.
Amazon (AMZO34) informou que o CEO e fundador, Jeff Bezos, deixará o cargo até o terceiro trimestre deste ano.
Braskem (BRKM5)retomou produções em sua planta em Maceió, AL.
Wiz Soluções (WIZS3) fechou um termo aditivo ao acordo comercial junto a Caixa Seguridade.
Economia
O Relatório Focus aponta a projeção da Selic até o final de 2021 pra 3,75%.
Petrobras anunciou um novo reajuste na gasolina, o quarto do ano, e no diesel, o terceiro no ano. A alta foi de 10% para a gasolina e de 15% para o diesel. Porém, governo se pronunciou logo em seguida.
Definições da PEC Emergencial ainda estão sendo negociadas.
O dólar fechou a semana com leve alta de 0,19% em relação ao real, em R$ 5,39.
Política
O plenário do Senado irá votar na próxima quinta-feira a PEC emergencial, abrindo caminho para a retomada do auxílio emergencial. O senador Marcio Bittar, relator da PEC emergencial, deve apresentar sua posição sobre o tema até segunda-feira.
Governo anunciou que irá zerar, por dois meses os impostos federais sobre o diesel, a partir de primeiro de março. Os impostos sobre o gás de cozinha também serão zerados, mas sem prazo para voltar a ser onerado.
Internacional
Alta nos juros do Tesouro americano de 10 anos que superaram a marca de 1,3%.
Preço do petróleo foi impactado por uma onda de frio nos EUA, que interrompeu as operações nas refinarias nos Texas, maior estado produtor de petróleo nos país.
Zona do Euro registrou subida do PMI composto pra 48,1 em fevereiro, indicando que a atividade econômica continua em contração. Por outro lado, o índice composto dos EUA subiu pra 58,8, sugerindo forte expansão, impulsionado pelo setor de serviços que se beneficiou do afrouxamento de medidas de restrição.
Destaques da semana
Expectativas para a próxima semana
Brasil
IPCA-15 e o IGP-M de fevereiro.
Nota de crédito do BC de janeiro.
Taxa de desemprego da PNAD pra dezembro.
Mundo
PIB do quarto trimestre de 2020 da França e da Alemanha.
Dados de confiança das principais economias globais.