Resumo Semanal – (19/07 – 23/07)
Resumo Semanal - (19/07 - 23/07)
Confira mais um resumo do que rolou na bolsa, no mercado e no mundo mais essa semana!!
Ibovespa
- Semana fechou com o índice da bolsa brasileira em queda de -0,7%, aos 125.053 pontos.
- Os maiores motivos pela queda da bolsa foi em relação às mudanças ministeriais no cenário político por aqui e a divulgação do dado de inflação medido pelo IPCA-15, que veio acima do esperado. Além disso, as quedas da Vale e da Petrobras influenciam bastante o índice, já que são duas empresas entre as maiores com participação no Ibovespa.
Destaques da semana
Bolsas mundiais
Retornos de preço em dólar
Economia
- IPCA-15 apresentou alta de 0,72% no mês, surpreendendo o mercado e dando viés altista pras projeções do IPCA de julho. Os preços de serviços e de bens industriais representaram alta significativa.
- Do lado das contas públicas, o Ministério da Economia melhorou suas projeções de déficit fiscal com a melhora da arrecadação tributária e a execução de gastos obrigatórios abaixo das projeções iniciais.
- Dólar fechou a semana com uma alta de +1,66% em relação ao Real, em R$ 5,20.
Política
- Destaque pro convite do senador Ciro Nogueira (PP) pra assumir o Ministério da Casa Civil, além da recriação do Ministério do Trabalho, que passará a ser ocupado por Onyx Lorenzoni (DEM).
- Durante debate entre Paulo Guedes e o relator da reforma tributária, Celso Sabino, em evento organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Guedes sinalizou pra possíveis mudanças relacionadas à faixa de isenção de taxação de dividendos e minimizou a perda de receita de 30 bi pro governo na qual a atual reforma resultaria. O “fator federativo” segue como fonte central de divergências, com a Confederação Nacional dos Municípios se posicionando contra o texto atual por geral perda de receita.
Internacional
- Nos EUA, alta de leve dos pedidos semanais de auxílio desemprego pra 419 mil. Na política, o pacote de infraestrutura americano segue sob radar.
- Na Europa, reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) deixaram juros próximos a zero, como o esperado pelo mercado. A sondagem empresarial PMI indicou o ritmo mais forte de crescimento em 20 anos, tanto no setor manufatureiro como nos serviços.
- No campo diplomático, foi anunciada uma visita de Wendy Sherman, do Departamento de Estado Americano, à China, pra reunião com o alto escalão do governo local. Encontros presenciais entre representantes de tais países chamam atenção, pois não ocorriam há meses, e acontecem agora em meio a tensões crescentes entre as duas potências.
Expectativas para a próxima semana
Brasil
- Repercussões políticas da troca de ministros.
- Discussões sobre a segunda fase da reforma tributária.
- Dados de inflação, com IGP-M, INCC-M e IPC referentes a julho.
- Criação de empregos formais (Caged) em junho
- PNAD Contínua relativa ao trimestre móvel até maio.
Mundo
- Nos EUA, decisão da taxa de juros pelo FOMC, divulgação de dados da balança comercial, do deflator do PCE e indicadores de confiança.
- Na Zona do Euro, dados de inflação, PIB e confiança do consumidor.
- Na China, divulgação do índice dos gerentes de compras (PMI) referente a julho.
Fontes
https://conteudos.xpi.com.br/acoes/relatorios/resumo-da-semana-ibovespa-fecha-em-queda-de-07-2/
https://conteudos.xpi.com.br/economia/economia-em-destaque-seu-resumo-semanal-de-economia-no-brasil-e-no-mundo-19/
https://www.infomoney.com.br/ferramentas/altas-e-baixas/