Confira mais um resumo do que rolou na bolsa e no mercado nessa semana!
Ibovespa
Com um dia a menos de pregão por conta do feriado na Sexta-feira Santa, o índice da bolsa brasileira teve um leve aumento de +0,4%, chegando nos 115.253 pontos.
A semana foi marcada pelo anúncio do pacote trilionário nos EUA e o aumento de tensões políticas e fiscais no cenário doméstico.
Destaques da semana
Bolsas Mundiais
Economia
CAGED surpreendeu positivamente, com avanços em praticamente todos os setores produtivos.
Taxa de desemprego, medida pelo IBGE, atingiu 14,2% no período de três meses até janeiro
Produção industrial recuou 0,7% (m/m).
O déficit primário do governo geral atingiu 9,26% do PIB no acumulado em 12 meses, enquanto a dívida bruta alcançou (finalmente) a marca dos 90% do PIB.
Dólar fechou a semana com queda de 0,83% em relação ao real, em R$ 5,71.
Política
Presidente Bolsonaro anunciou mudanças em sua equipe ministerial. A troca foi vista como maneira de o presidente ter o comando das Forças Armadas mais alinhado a seu governo.
Não obstante, as discussões sobre a tramitação do orçamento de 2021 seguem como grande tema do quadro fiscal. Segundo o Tesouro Nacional, a peça orçamentária aprovada pelo Congresso gera problemas para o funcionamento do teto de gastos e representa retrocesso para o controle das contas públicas.
Internacional
Joe Biden anunciou novo pacote fiscal, com ênfase em infraestrutura e empregos. O pacote é a primeira fase de um plano econômico de duas etapas e deve ter custo de USD 2,25 trilhões.
Na China, o PMI do setor manufatureiro calculado pela Caixin caiu pra 50,6.
Na Zona do Euro, destaque pra alta do Índice de confiança econômica, que atingiu em março o nível mais alto desde o início da crise pandêmica.
Na Alemanha, Merkel, aprovou planos orçamentários do governo pra este ano e o próximo, incluindo EUR 60 bilhões extras em dívida para 2021.
Expectativas para a próxima semana
Brasil
Continuação de discussões sobre o Orçamento de 2021 no Congresso.
Divulgação de índices de inflação referentes a março, com IGP-DI e IPCA.