Resumo semanal – (30/08 – 03/09)
Resumo semanal - (30/08 - 03/09)
Segue mais um resumo do que rolou no mercado, na bolsa e no mundo mais essa semana!!
Ibovespa
- Semaninha nada agradável pro nosso querido Ibovespinha, que encerrou com queda de -3,1%, fechando no 116.933 pontos.
- E adivinha qual será que foi o motivo? Riscos domésticos! Ava, que novidade hein… é, meus amigos, a aprovação da reforma tributária na Câmara deu uma balançada por aqui, a crise hídrica começa a preocupar mais ainda e os dados econômicos que poderiam dar uma animadinha, só decepcionaram.
Destaques da semana
Bolsas mundiais
Retornos de preço em dólar
Economia
- PIB caiu 0,05% no 2T de 2021 em comparação ao trimestre anterior, resultado ainda como consequência das barreiras sanitárias.
- Produção industrial de julho teve contração de 1,3%. A alta dos custos de produção e a falta de alguns insumos de produção, como semicondutores para produção de veículos, vem freando a atividade industrial no país.
- A taxa de desemprego abaixo do esperado, em 14,1%.
- A falta de chuvas comprometeu o nível das represas hidrelétricas e, com isso, espera-se uma inflação maior pro ano. Nesta semana, foi anunciada revisão da bandeira vermelha 2 e criação da bandeira de escassez hídrica.
- Dólar fechou a semana com uma queda de -0,22% em relação ao Real, em R$ 5,19.
Política
- Orçamento de 2022 foi enviado ao Congresso. Por conta da recente alta das despesas com ações judiciais (precatórios), o governo não conseguiu incluir demandas políticas importantes, como o aumento do programa Bolsa Família e as emendas do Relator.
- Outro tema da semana foi a reforma do imposto de renda, votada essa semana na Câmara. Pra reunir apoio à empreitada, o relator Celso Sabino excluiu a regra que restringiria a opção pela declaração simplificada do IRPF a quem recebe até R$ 40.000 por ano, manteve benefícios tributários do setor aéreo e de embarcações. Foi aprovada redução na proposta de tributação sobre lucros e dividendos, que passou para 15%. FIIs tão fora da proposta, seguem isentos. A proposta segue para o Senado, onde deve enfrentar novas resistências.
Internacional
- Nos EUA, dados de mercado de trabalho e índice de confiança do consumidor vieram fracos. Por outro lado, o índice ISM manufaturas sugeriu que o setor industrial segue crescendo. Com isso, o BC não terá pressa pra reduzir os estímulos monetários, mantendo a ampla liquidez global.
- Na Europa, inflação de agosto subiu pra 3% no acumulado em 12 meses. Com a inflação mais alta e a economia normalizando, o B C Europeu sinalizou que começa a pensar em reduzir os estímulos monetários.
- Na China, a sondagem industrial PMI mostra que o setor segue firme. Já pro setor de serviços, a pesquisa mostrou retração – provavelmente por conta das medidas pra conter o avanço da variante delta.
Expectativas para a próxima semana
Brasil
- Discussões sobre reforma tributária e PEC dos Precatórios no Congresso.
- Inflação (IPCA) de agosto.
- Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) referente a julho.
Mundo
- Inflação ao produtor (PPI) nos EUA.
- Reuniões do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco do Povo da China (PBoC).
- Discursos de dirigentes do Fed.
- Dados de setor externo na China.
Fontes
https://conteudos.xpi.com.br/economia/economia-em-destaque-crise-hidrica-aumenta-inflacao-e-reduz-crescimento-no-brasil/
https://conteudos.xpi.com.br/acoes/relatorios/resumo-da-semana-ibovespa-fecha-em-queda-de-31/
https://www.infomoney.com.br/ferramentas/altas-e-baixas/