Resumo Semanal – (05/07 – 08/07)
Resumo Semanal - (05/07 - 08/07)
Segue mais um resumo do mercado e da bolsa com o que rolou nessa semana encurtada pelo feriado!!
Ibovespa
- Na semana encurtada pelo feriado, o índice brasileiro fechou a semana em queda de -1,7%, nos 125.428 pontos.
- Mais uma vez a queda se deu por ruídos políticos e uma aversão a riscos de modo geral, principalmente pela reforma tributária. Os investidores também ficaram mais receosos por conta do avanço da variante delta do corona, o que levou a uma incerteza maior sobre a recuperação econômica global.
Destaques da semana
Bolsas Mundiais
Retornos de preço em dólar
Economia
- Inflação medida pelo IPCA teve alta de 0,53% no mês, levando o acumulado em 12 meses pra 8,35%. Vale ressaltar que a pressão sobre os preços correntes deve seguir pelos próximos meses, puxado por energia, combustíveis e alimentos.
- IGP-DI de junho desacelerou pra 0,11%, puxado especialmente pelo recuo de algumas commodities, como soja, milho e minério de ferro.
- Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) registrou crescimento de 3,8% do varejo em maio, o que sinaliza retomada do setor após contração gerada pela crise sanitária no início do ano.
- Dólar fechou a semana com uma alta de +3,95% em relação ao Real, em R$ 5,26.
Política
- CPI da pandemia continua fervendo e impactando o mercado brasileiro, além de alegações de um suposto envolvimento de Bolsonaro em um esquema de “rachadinhas” quando ainda era deputado.
- Governo estendeu o auxílio-emergencial até outubro, acrescentando uma medida provisória abrindo crédito extraordinário de R$ 20,2 bilhões pra bancar isso ai.
- Em relação a reforma tributária, em meio às diversas pressões e discussões, o presidente Arthur Lira deu importante sinal ontem ao afirmar que o projeto não será votado enquanto não estiver maduro, o que vai confirmando a ideia de que não haverá votação antes do prazo pra início do recesso na semana que vem.
Internacional
- Nos EUA, ata da reunião do FOMC mostrou algumas divergências nas avaliações dos membros sobre a inflação na economia e o início do processo de redução de compras de ativos. Já em termos de atividade no país, o PMI de serviços desacelerou.
- Na Zona do Euro, Banco Central Europeu (BCE) anunciou a primeira revisão de estratégia de política monetária em 20 anos, adotando uma meta explícita de inflação de 2%. Além disso, indicadores de atividade e PMIs reforçam uma recuperação com fragilidades, mas que se solidifica nesse trimestre.
- Na China, o PMI medido pela Caixin reforçou a a tendência de uma desaceleração da economia chinesa. De certa forma, o movimento pode ser visto como positivo, diante do ritmo ainda de expansão porém mais moderado, o que pode arrefecer a pressão sobre o preço das commodities.
Expectativas para a próxima semana
Brasil
- Desdobramentos da CPI da Pandemia no Senado e Reforma Tributária no centro do debate.
- Divulgação da pesquisa mensal de serviços de maio.
- Indicador de atividade do Banco Central (IBC-Br) de maio.
Mundo
- Destaque pra inflação, com divulgação de indicadores de preços ao consumidor e ao produtor nos EUA e Zona do Euro.
- Dados de varejo nos EUA e produção industrial europeia..
- Divulgação do PIB do 2T e desemprego de junho na China.
Fontes
https://conteudos.xpi.com.br/economia/economia-em-destaque-seu-resumo-semanal-de-economia-no-brasil-e-no-mundo-16/
https://conteudos.xpi.com.br/acoes/relatorios/resumo-da-semana-ibovespa-fecha-em-leve-alta-de-03/
https://www.infomoney.com.br/ferramentas/altas-e-baixas/